• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-19052023-123456
Documento
Autor
Nome completo
Jessica Grant Craveiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Izarra, Laura Patricia Zuntini de (Presidente)
Batista, Camila Franco
Furuiti, Eda Nagayama
Rigonato, Alessandra Cristina
Título em português
O poder de lembrar: narrativa, memória e trauma cultural em The International, de Glenn Patterson
Palavras-chave em português
Irlanda do Norte
Literatura irlandesa
Trauma cultural
Troubles
Resumo em português
Esta pesquisa analisa o romance norte-irlandês The International (1999), de Glenn Patterson, que se passa em um só dia no princípio dos Troubles, como denomina-se o Conflito da Irlanda do Norte. O narrador em primeira pessoa é o protagonista, uma personagem que não se encaixa nos padrões ou estereótipos do contexto. Ele narra de forma difusa, ora trazendo a voz de outras personagens, ora assumindo que está inventando. The International será analisado a partir das teorias de literatura e história, e trauma cultural. Na concepção do termo por Jeffrey C. Alexander (2004), esta dissertação aponta que os Troubles e suas consequências configuram um trauma cultural. A partir disso, a pesquisa observará como a identidade do protagonista e sua maneira de narrar servem como estratégias para lidar com o trauma em uma reimaginação do seu início e recusa do encerramento do passado. Observa-se como a obra coloca em questão o que é considerado histórico e como se define o período dos Troubles, escolhendo preservar o cotidiano e a convivência dos diferentes no não-lugar (AUGÉ, 2012) do hotel. A identidade difusa do narrador, analisada como híbrida (BHABHA, 1998) e desviante (PRECIADO, 2011), torna-se ponto de partida para revisitar o trauma ao desconstruir as identidades binárias, demonstrar outras possíveis e apontar a convivência entre todas. Por meio de suas técnicas, a narrativa fragmentada reinventa a memória coletiva (HALBWACHS, 1990; LOWENTHAL, 1998) e preserva a memória cultural (ASSMANN, 2016) dos Troubles em uma versão plural e que rejeita o apagamento do trauma
Título em inglês
The power of remembering: narrative, memory and cultural trauma in The International, by Glenn Patterson
Palavras-chave em inglês
Cultural trauma
Irish literature
Northern Ireland
Troubles
Resumo em inglês
This research analyses the Northern Irish novel The International (1999), by Glenn Patterson, which takes place (mostly) on a single day in a period at the beginning of the Troubles, as the Northern Irish conflict is called. The first-person narrator is the protagonist, a character who does not fit the standards or stereotypes of Northern Ireland. He narrates the events in a diffused manner, sometimes using the other characters voices, sometimes recognizing that he may be inventing parts of his story. The International will be analysed with theories of literature and history, and cultural trauma. In the concept of the term by Jeffrey C. Alexander (2004), this dissertation demonstrates that the Troubles and their consequences constitute cultural trauma. From that standpoint, this investigation sheds light on how the identity of the protagonist and how he recounts what has taken place serve as strategies to cope with the trauma by reimagining its beginning and refusing closure of the past. The novel questions what is considered historical and how the period of the Troubles is defined, choosing to preserve the memories of daily life and the coexistence of different people in the nonplace (AUGÉ, 2012) of the hotel. The diffuse identity of the narrator, analyzed as hybrid (BHABHA, 1998) and deviant (PRECIADO, 2011), becomes the starting point to revisit the trauma and deconstruct the binary identities, demonstrating other possible identities and the coexistence among them. Through its techniques, the fragmented narrative reinvents collective memory (HALBWACHS, 1990; LOWENTHAL, 1998) and preserves the cultural memory (ASSMANN, 2016) of the Troubles in a plural version that rejects the erasure of the trauma
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.