• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-01042024-121521
Documento
Autor
Nombre completo
Caique Zen Osaka
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Olmos, Ana Cecilia Arias (Presidente)
Gasparini, Pablo Fernando
Klein, Kelvin dos Santos Falcão
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Título en portugués
Diversa entonação: a voz em Jorge Luis Borges
Palabras clave en portugués
Conferências
Entrevistas
Jorge Luis Borges
Oralidade
Voz
Resumen en portugués
Em muitas ocasiões, da juventude até o fim da vida, Jorge Luis Borges recorreu à palavra "voz" para pensar sua escrita e a escrita de outros autores. Ao mesmo tempo, ao longo dessas décadas, Borges se dedicou intensamente a gêneros orais (como aulas, conferências e entrevistas) em que a enunciação envolve uma performance. A voz, portanto, parece fundamental a Borges não só como "voz da escrita" ou "voz literária", mas também como veículo para a construção de uma figura de autor. Considerando a voz nesses dois sentidos, esta dissertação se debruça sobre textos em que Borges refletiu sobre a questão da voz na literatura, mas também sobre suas entrevistas e conferências, a fim de ver como o autor construía uma figura pública nesses gêneros geralmente considerados secundários. A intenção é mostrar como a voz literária de Borges se relaciona com a voz projetada no espaço público, e como sua obra, por meio dessas duas "vozes", tornou-se indissociável de sua figura de autor
Título en inglés
Various intonations: the voice in Jorge Luis Borges' work
Palabras clave en inglés
Conferences
Interviews
Jorge Luis Borges
Orality
Voice
Resumen en inglés
On many occasions, from his youth to the end of his life, Jorge Luis Borges resorted to the word "voice" to think about his writing and the writing of other authors. At the same time, throughout these decades, Borges engaged intensively in oral genres (such as lectures, conferences, and interviews) in which the enunciation involves a performance. The voice, therefore, seems fundamental to Borges not only as the "voice of writing" or "literary voice," but also as a vehicle for the construction of an author figure. Considering voice in these two senses, this dissertation looks not only at texts in which Borges reflected on the question of voice in literature, but also at his interviews and conferences to see how the author constructed a public figure in these genres generally considered secondary. The intention is to show how Borges' literary voice relates to the voice projected in the public space and how his work, through these two "voices," became inseparable from his figure as an author
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.