• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-01042024-121521
Documento
Autor
Nome completo
Caique Zen Osaka
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Olmos, Ana Cecilia Arias (Presidente)
Gasparini, Pablo Fernando
Klein, Kelvin dos Santos Falcão
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Título em português
Diversa entonação: a voz em Jorge Luis Borges
Palavras-chave em português
Conferências
Entrevistas
Jorge Luis Borges
Oralidade
Voz
Resumo em português
Em muitas ocasiões, da juventude até o fim da vida, Jorge Luis Borges recorreu à palavra "voz" para pensar sua escrita e a escrita de outros autores. Ao mesmo tempo, ao longo dessas décadas, Borges se dedicou intensamente a gêneros orais (como aulas, conferências e entrevistas) em que a enunciação envolve uma performance. A voz, portanto, parece fundamental a Borges não só como "voz da escrita" ou "voz literária", mas também como veículo para a construção de uma figura de autor. Considerando a voz nesses dois sentidos, esta dissertação se debruça sobre textos em que Borges refletiu sobre a questão da voz na literatura, mas também sobre suas entrevistas e conferências, a fim de ver como o autor construía uma figura pública nesses gêneros geralmente considerados secundários. A intenção é mostrar como a voz literária de Borges se relaciona com a voz projetada no espaço público, e como sua obra, por meio dessas duas "vozes", tornou-se indissociável de sua figura de autor
Título em inglês
Various intonations: the voice in Jorge Luis Borges' work
Palavras-chave em inglês
Conferences
Interviews
Jorge Luis Borges
Orality
Voice
Resumo em inglês
On many occasions, from his youth to the end of his life, Jorge Luis Borges resorted to the word "voice" to think about his writing and the writing of other authors. At the same time, throughout these decades, Borges engaged intensively in oral genres (such as lectures, conferences, and interviews) in which the enunciation involves a performance. The voice, therefore, seems fundamental to Borges not only as the "voice of writing" or "literary voice," but also as a vehicle for the construction of an author figure. Considering voice in these two senses, this dissertation looks not only at texts in which Borges reflected on the question of voice in literature, but also at his interviews and conferences to see how the author constructed a public figure in these genres generally considered secondary. The intention is to show how Borges' literary voice relates to the voice projected in the public space and how his work, through these two "voices," became inseparable from his figure as an author
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-04-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.