• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-26112021-210529
Documento
Autor
Nombre completo
Josefina Lopes Simões
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Amado, Rosane de Sa (Presidente)
Oliveira, Antonia Zelina Negrão de
Parise, Paolo
Pereira, Giselda Fernanda
Título en portugués
O letramento na sala de aula de português língua de acolhimento: a escrita como ferramenta de inclusão
Palabras clave en portugués
Ensino de PLAc
Imigração e refúgio
Leitura e escrita de Língua Portuguesa
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo geral a proposta de buscar entender os mecanismos presentes no processo de ensino de leitura e escrita a estudantes imigrantes que frequentam o curso de Língua Portuguesa como acolhimento na Instituição Missão Paz para alcançar os resultados de se trabalhar o Letramento crítico na aula de PLAc. Parte da análise foi realizada através do emprego de material utilizado nessas aulas, que visavam desenvolver as práticas de letramento através de estratégias de produção textual aplicadas na aula de PLAc (Português Língua de Acolhimento) da Instituição Missão Paz. Para tanto, foi necessário observar e adaptar as situações comunicativas que simulam situações cotidianas presentes na apostila criada para o curso de português da Missão, de maneira que se desenvolvessem competências linguísticas nos processos de aquisição da escrita. Como objetivo específico o intuito é promover uma compreensão formativa em minha trajetória como professora de PLAc sobre o impacto do letramento e as possibilidades de se trabalhar a escrita como parte importante do aprendizado deste público. Utilizei como referências de ensino de línguas os estudos de pós método (KUMARAVADIVELU, 2003), juntamente com a Linguística aplicada, conforme apontados por Kleiman (2013), além das pesquisas sobre interculturalidade de Santiago, Akkari e Marques (2013). Para aplicar os exercícios da escrita, empreguei os estudos de produção textual e do Letramento crítico de Street (2014) e Soares (2004), aplicados através de atividades com gêneros textuais, com base nos ensinamentos contidos nos textos de Marcuschi (2008) e Antunes (2004, 2008 e 2010). O resultado apresentado é uma reflexão sobre as práticas de ensino no ambiente de PLAc, assim como uma amostra de algumas das possibilidades de se trabalhar a escrita neste contexto.
Título en inglés
Teaching literacy in a Portuguese as a welcoming language class: writing as a strategy for inclusion
Palabras clave en inglés
Immigration and Refuge
PLAc Teaching
Reading and Writing in Portuguese
Resumen en inglés
The general goal of this dissertation was to understand the mechanisms affecting the teaching of reading and writing to immigrant students attending the program of Portuguese as a Welcoming Language (PLAc) at the Instituição Missão Paz nonprofit organization. Part of the analysis involved using classroom material, which aimed at developing literacy practices through text production strategies applied to PLAc classes at Instituição Missão Paz. Doing so required observing and adapting communicative opportunities that simulate day-to-day situations included in the workbooks created for the Portuguese program of Missão Paz, aiming to develop the necessary linguistic competencies for acquiring writing skills. Reflecting on the impact of critical literacy also help understand the possibilities of teaching this specific group of students, as well as my role as a PLAc instructor. The achieve the expected results from working critical Literacy in a PLAc classroom, I used as reference for Language teaching the post-method studies (KUMARAVADIVELU, 2003), alongside applied Linguistics, as indicated by Kleiman (2013), as well as the intercultural researches of Santiago, Akkari and Marques (2013). To apply writing exercises, I considered the text production and critical Literacy studies of Street (2014) and Soares (2004), applied through activities with text genres based on the teachings of Marcuschi (2008) and Antunes (2004, 2008 and 2010). The result was a reflection on the teaching practices within a PLAc environment, as well as a sample of the some of the possibilities to practice writing skills in this context.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-11-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.