• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19042021-183102
Document
Auteur
Nom complet
Jaqueline Martinho dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Saliba, Elias Thome (Président)
Almeida, Leandro Antonio de
Oliveira, Ana Luiza Martins Camargo de
Peres, Elena Pajaro
Titre en portugais
Palmares: o mito bandeirista no romance esquecido de Joaquim de Paula Souza (1833-1887)
Mots-clés en portugais
Escravidão
Literatura paulista
Mito bandeirista
Teorias raciais
Resumé en portugais
As obras literárias como fonte para a pesquisa histórica cada vez mais têm ganhado a atenção de historiadores contemporâneos, embora sua utilização em trabalhos historiográficos exija certos cuidados - dado seu caráter intrínseco de produto da imaginação - para evitar reducionismos e anacronismos. No entanto, apesar dos desafios que representa sua análise, por meio da literatura é possível refletir sobre a sociedade e o contexto em que se deu sua produção e circulação e verificar algumas das questões com as quais se debateram os homens que a produziram e a consumiram. Neste sentido, Palmares, de Joaquim de Paula Souza (1833-1887), mesmo tendo buscado evocar o tempo colonial, especificamente o estilo de vida dos paulistas do século XVII e a luta que deu fim ao quilombo dos Palmares, estabelece um profundo diálogo com os anos de 1880, quando foi publicado incialmente em folhetim e, mais tarde, em livro. Nessa época, dentro do contexto intelectual paulista, ressurgia um movimento nas artes, na literatura e na historiografia de exaltação da figura dos bandeirantes oriundos de São Paulo - movimento esse iniciado pelos historiadores do século XVIII Pedro Taques e Frei Gaspar da Madre de Deus -, mas retomado em um momento no qual a província desenvolvia-se com a economia cafeeira. Em âmbito nacional, o Brasil presenciava o recrudescimento do abolicionismo e a chegada das teorias cientificistas que procuravam explicar as diferenças entre as raças humanas e classificar os diferentes povos entre os mais ou menos desenvolvidos, mirando a cultura europeia como modelo de civilização e de progresso. Joaquim de Paula Souza - médico, fazendeiro e membro de uma das mais importantes famílias paulistas proveniente da cidade de Itu -, não esteve alheio a esses acontecimentos, conforme é possível perceber por meio da leitura de Palmares. Assim, esta pesquisa teve como intuito investigar de que maneira a escravidão e a abolição foram retratadas nesse romance, bem como examinar a imagem do paulista, do negro, dos indígenas e dos mestiços construída nela. Além disso, objetivou-se trazer novamente à luz uma obra que não teve grande acolhimento do público-leitor no momento e após sua publicação, mas cujo estudo pode contribuir para o conhecimento da literatura paulista, antes do estabelecimento da hegemonia cultura do Estado de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX.
Titre en anglais
Palmares: the myth of Bandeirantes in the forgotten novel written by Joaquim de Paula Souza (1833-1887)
Mots-clés en anglais
Bandeirista myth
Racial theories
São Paulo literature
Slavery
Resumé en anglais
Literary works as a source for historical research are increasingly gaining the attention of contemporary historians, although their use in historiographic works requires certain precautions - given their intrinsic character as a product of the imagination - to avoid reductionisms and anachronisms. However, despite the challenges that its analysis represents, through the literature it is possible to reflect on society and the context in which its production and circulation took place and to verify some of the issues faced by the men who produced and consumed it. In this sense, Palmares, by Joaquim de Paula Souza (1833-1887), despite its intention to evoke colonial time, specifically the lifestyle of the 17th century paulistas and the struggle that ended the quilombo dos Palmares, establishes a deep dialogue with the 1880s, when it was first published as a feuilleton and later as a book. At that time, within the intellectual context of São Paulo, a movement arose in the arts, literature and historiography based on exaltation of the figure of the bandeirantes from São Paulo - a movement initiated by 18th century historians Pedro Taques and Frei Gaspar da Madre de Deus -, but retaken at a time when the province was developing with the coffee economy. At the national level, Brazil witnessed the resurgence of abolitionism and the arrival of scientific theories that sought to explain the differences between human races and to classify different peoples among the more or less developed ones, looking at European culture as a model of civilization and progress. Joaquim de Paula Souza - doctor, farmer and member of one of the most important paulista families from the city of Itu - was not unaware of these events, as can be seen from reading Palmares. Thus, this research aimed to investigate how slavery and abolition were portrayed in this novel, as well as examining the image of the paulista, the black, the indigenous and the mestizos built on it. In addition, the objective was to bring back to light a work that did not receive a great reception from the reading public at the time and after its publication, but whose study may contribute to the knowledge of São Paulo literature, before the establishment of the cultural hegemony of the State of São Paulo, in the first decades of the 20th century.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.