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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-08082022-160612
Document
Auteur
Nom complet
Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Costa, Wanderley Messias da (Président)
Higa, Tereza Cristina Cardoso de Souza
Martin, Andre Roberto
Roseira, Antonio Marcos
Titre en portugais
Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
Mots-clés en portugais
América do Sul
Estado
Infraestrutura, Desenvolvimento
Organizações Internacionais
Resumé en portugais
A geografia humana está comprometida com o conhecimento das relações entre o ser humano e a natureza e dos diferentes espaços existentes na superfície terrestre. A geografia humana, por meio de princípios, conceitos e teorias, contribui para a compreensão dos aspectos políticos e econômicos presentes nos espaços, dos processos regionais e territoriais e de diversos temas de interesse acadêmico, científico e social. A integração sul-americana está apoiada nas características dos países e das suas populações e na evolução dos acontecimentos e nas conjunturas políticas que marcaram o continente e as suas regiões naturais e históricas. A integração sul-americana decorre da atuação dos Estados-nacionais e de organizações internacionais no campo das políticas internacionais (espaciais), do planejamento territorial e regional e da implementação de ações e projetos em diversas áreas, sobretudo em infraestrutura e transportes. Esse estudo tem como objetivo conhecer a situação das áreas e regiões tranfronteiças de Brasil e Bolívia e do Chaco-Pantanal com foco na construção e na implementação de estratégias e medidas de integração sul-americana, especialmente aquelas propostas no âmbito da IIRSA e da Unasul no período de 2000 a 2020. As políticas de integração sul-americana, notamente a IIRSA e a Unasul, reuniram subsídios geopolíticos e geoeconômicos e corroboraram para definição de outras políticas e medidas em prol da integração física do território e da implementação de projetos de infraestrutura e de transportes no continente. Os sistemas de planejamento territorial e regional e de gestão de projetos, idealizados pela IIRSA e incorporados pela Unasul, consistiram em avanços concretos da política integracionista sul-americana. A implementação das carteiras da IIRSA/UNASUL de projetos de infraestrutura e de transportes ocorreu de forma gradual e progressiva, contudo, não é possível afirmar que isso tem implicado numa mudança substancial na integração física e regional sul-americana, tampouco na fronteira entre Brasil e Bolívia. Constatou-se que a IIRSA e a Unasul propuseram unidades de planejamento e de desenvolvimento territorial, como o Eixo Interoceânico Central e o Eixo Hidrovia Paraguai- Paraná, que contemplam as áreas e as regiões fronteiriças do Chaco-Pantanal, e estabeleceram carteiras de projetos de infraestrutura e de transportes para viabilizar a integração regional, territorial e fronteiriça. Essas carteiras abrangiam diversos projetos de infraestrutura e de transportes rodoviários, ferroviários, hidroviários e de controles fronteiriços e permitiam avanços nesses setores, todavia, a implementação desses projetos enfrentava problemas políticos e institucionais, e a necessidade de maior participação dos governos sub-nacionais e da sociedade civil organizada e de maior investimento público-privado. Ainda assim, as políticas, as ações e os projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal produziram resultados interessantes e tinham o potencial de promover a integração regional, territorial e fronteiriça e o desenvolvimento.
Titre en anglais
South American integration and territorial and regional planning within the framework of IIRSA and UNASUR (2000-2020): policies, actions and transportation projects on the Brazil-Bolivia and the Chaco-Pantanal borders
Mots-clés en anglais
Development
Infrastructure
International Organizations
South America
State
Resumé en anglais
Human geography is committed to the knowledge of the relations between human beings and nature and the different spaces existing on Earth's surface. Human geography, through principles, concepts and theories, contributes to the understanding of the political and economic aspects present in the spaces, regional and territorial processes and various topics of academic, scientific and social interest. South American integration is based on the characteristics of countries and their populations and on the evolution of events and political conjunctures that have marked the continent and its natural and historical regions. The South American integration stems from the actions of national states and international organizations in the field of international (space) policies, territorial and regional planning and the implementation of actions and projects in various areas, especially in infrastructure and transportation. This study aims to know the situation of the areas and regions of Brazil and Bolivia and the Chaco-Pantanal with a focus on the construction and implementation of Strategies and Measures of South American Integration, especially those proposed under IIRSA and UNASUR in the period of 2000 to 2020. The South American integration policies notified by IIRSA and UNASUR, gathered geopolitical and geo-economics subsidies and corroborated the definition of other policies and measures in the name of the physical integration of the territory and the implementation of infrastructure and transportation projects on the continent. The territorial and regional planning and project management systems, designed by IIRSA and incorporated by UNASUR, consisted of concrete advances in South American integrationist policy. The implementation of IIRSA/UNASUR portfolios of infrastructure and transportation projects occurred gradually and progressively. However, it is not possible to affirm that this has implied a substantial change in South American physical and regional integration, nor on the border between Brazil and Bolivia. It was found that IIRSA and UNASUR proposed planning and territorial development units, such as the Central Interoceanic Axis and the Paraguay-Paraná Waterway Axis, which cover the areas and border regions of the Chaco-Pantanal, and established portfolios of infrastructure and transportation projects to enable regional, territorial and border integration. These portfolios covered various infrastructure and transport projects for road, rail, waterway and border controls and allowed advances in these sectors; however, the implementation of these projects faced political and institutional problems and the need for greater participation of sub-national governments and organized civil society and greater public-private investment. Neverthemore, transportation policies, actions and projects on the Brazil-Bolivia and the Chaco-Pantanal borders produced interesting results and had the potential to promote regional, territorial and border integration and development.
 
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Date de Publication
2022-08-08
 
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