• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-16012024-134412
Document
Auteur
Nom complet
Isabel Wittmann
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Hikiji, Rose Satiko Gitirana (Président)
Grunvald, Vitória Pinheiro
Hirano, Luis Felipe Kojima
Triana, Bruna Nunes da Costa
Titre en portugais
Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
Mots-clés en portugais
Análise fílmica
Antropologia visual
Etnografia do cinema
Gênero
Robô
Resumé en portugais
No romance simbolista A Eva Futura, de Auguste Villiers de L'Isle-Adam, publicado em 1886, consta a primeira aparição da palavra androide na ficção. O termo foi utilizado para se referir a uma cópia de uma humana, criada para substituí-la como uma versão melhorada de seu original. O primeiro androide, portanto, foi uma mulher. Partindo da literatura e passando para o cinema, nesta tese apresento uma genealogia de mulheres artificiais na sétima arte, discutindo as implicações políticas de sua concepção. A reflexão, que engloba androides, robôs e ciborgues em um sentido amplo dos termos, aciona tanto pesquisadoras de gênero e sexualidade, como teóricas feministas do cinema, apresentando considerações antropológicas sobre os cruzamentos entre gênero e cinema encontrados nas obras abordadas. Passando por filmes como Metrópolis (1927), Westworld (1973), As Esposas de Stepford (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Ela (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), entre outros, discuto as construções estéticas e discursivas a respeito de gênero, sexualidade, corpo, humanidade, relacionamento e família que se constroem a partir dessas obras.
Titre en anglais
Machinic femininities: gender, sexuality and body of artificial women in fantastic cinema
Mots-clés en anglais
Cinema ethnography
Film analysis
Gender
Robot
Visual anthropology
Resumé en anglais
In the Symbolist novel The Future Eve, by Auguste Villiers de L'Isle-Adam, published in 1886, the word android appears for the first time in fiction. The term was used to refer to a copy of a female human, created to replace her as an improved version of the original. Therefore, the first android was a woman. Starting from literature and moving to cinema, this thesis presents a genealogy of artificial women in the seventh art, discussing the political implications of their conception. The reflection, which encompasses androids, robots, and cyborgs in a broad sense of the terms, engages both gender and sexuality researchers, as well as feminist film theorists, presenting anthropological considerations about the intersections between gender and cinema found in the works under analysis. By exploring films such as Metropolis (1927), Westworld (1973), The Stepford Wives (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Her (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), among others, I discuss the aesthetic and discursive constructions regarding gender, sexuality, body, humanity, relationships, and family that are built from these works.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.