• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-18022021-213802
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Barros de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Terra, Ricardo Ribeiro (Presidente)
Bressiani, Nathalie de Almeida
Mattos, Fernando Costa
Repa, Luiz Sergio
Título en portugués
A pretensão de universalidade da hermenêutica revisitada
Palabras clave en portugués
Hans-Georg Gadamer
Hermenêutica
Jürgen Habermas
Karl-Otto Apel
Paul Ricur
Pretensão de universalidade
Resumen en portugués
Há um consenso silencioso em torno da superação de uma filosofia hermenêutica que se pretenda universal. A argumentação construída aqui se volta ao reexame deste consenso. Partindo da postulação de uma hermenêutica universal em Hans-Georg Gadamer, fundamentada numa concepção ontológica da linguagem e calcada na finitude da existência humana, são passadas em revista três interações críticas com a hermenêutica gadameriana nas décadas de 1960 e 1970: Jürgen Habermas, Karl-Otto Apel e Paul Ricur. Habermas se voltou contra a sedimentação de estruturas de dominação tradicional implícita na concepção gadameriana da linguagem, reivindicando a necessidade do complemento de uma camada mais profunda de reconstrução das condições de comunicação, cujo modelo viria da psicanálise. Apel se volta contra o déficit normativo e epistemológico da posição de Gadamer, apontando para uma correção de rumos por meio da intervenção de um pragmatismo transcendentalizado. Ricur, por fim, busca o cami-nho do meio, polarizando entre a amplificação das tradições e a suspeita do sentido para cons-truir uma hermenêutica dialética cuja tensão não se deixa reduzir a uma única faceta. Julgando as objeções quanto ao ponto central da hermenêutica de Gadamer sua pretensão de universalidade , conclui-se que nenhuma dessas críticas impossibilita sua retomada e sua reelaboração, em parte porque algumas delas foram satisfatoriamente rebatidas pelo próprio Gadamer, em parte porque sua filosofia deixa espaço para que as outras exigências sejam acomodadas. Como evidência dessa possibilidade latente, foram convocados os esforços contemporâneos de Chris-tian Berner e Johann Michel, que elaboram cada um à sua maneira uma filosofia hermenêutica que se pretende universal e que lida com as oposições dos autores listados. Por fim, são apresentados os traços fundamentais de uma hermenêutica universal.
Título en inglés
The hermeneutic claim of universality revisited
Palabras clave en inglés
Claim to universality
Hans-Georg Gadamer
Hermeneutics
Jürgen Habermas
Karl-Otto Apel
Paul Ricur
Resumen en inglés
There is a silent consensus around the overcoming of a hermeneutic philosophy with a claim to universaliy. The arguments built here turns itself to reexamine this consensus. Picking up from the postulation of a universal hermeneutics in Hans-Georg Gadamer, grounded upon an ontological conception of language and the finitude of human existence, three critical interactions with Gadamerian hermeneutics during the e1960s and 1970s are revisited: those with Jürgen Habermas, Karl-Otto Apel, and Paul Ricoeur. Habermas turned himself against the sedimentation of traditional domination structures implicit in Gadamer's conception of language, claiming for the necessity of complementing it with a deeper layer of reconstruction of the conditions of communication, whose model would come from psychoanalysis. Apel turns himself against the normative and epistemologic deficit of Gadamer's position, point towards a correction of the route through the invervention of a transcendentalized pragmatism. Finally, Ricoeur seeks the middle path, polarizing between amplifying traditions and the suspicion of meaning to build a kind of dialectic hermeneutics where this tension does not allow itself to be reduced to a single facet. Judging the objections from the mains point of Gadamer's hermeneutics - it's claim to universality - it is concluded that none of these critiques makes it impossible to take it up again and reelaborate it, in part because some of them have been satisfiably responded by Gadamer himself, in part because his philosophy leaves space open to the other demands to be accom-modated within it. As evidence of this latente possibility I have summoned the contemporary efforts of Christian Berner and Johann Michel, who elaborate - each in his own manner - a hermeneutic philosophy which claims to be universal and where the oppositions of all listed authors are dealt with. Finally, I summarize the fundamental features of a universal hermeneutic philosophy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.