• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-17022023-184512
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Carvalho Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Arantes, Paulo Eduardo (Presidente)
Abilio, Ludmila Costhek
Guerreiro, Isadora de Andrade
Rodrigues, Silvia Viana
Título em português
Em trânsito: Paul Virilio e a logística da cidade contemporânea
Palavras-chave em português
Cidade
Espaço urbano
Logística
Paul Virilio
Transporte
Velocidade
Resumo em português
Este estudo parte do pensamento de Paul Virilio para investigar vínculos entre transporte e violência, circulação e controle na metrópole contemporânea. Numa leitura sistemática dos primeiros livros do autor, investiga-se a emergência da logística a partir das transformações da guerra e da técnica na modernidade. A partir daí, as origens militares do espaço urbano conduzem a uma reflexão sobre o "espaço crítico" das cidades do presente, levado ao limite, segundo Virilio, nas estruturas dos grandes aeroportos. O trajeto se aproxima, assim, das metrópoles brasileiras: pela janela do ônibus, a "lógica da aceleração" insistentemente denunciada pelo autor ao longo de sua obra ganha ares bem concretos. Será possível, então, levantar algumas hipóteses para uma economia política do transporte urbano no Brasil, apontando possíveis mecanismos de espoliação em jogo, numa dinâmica afim a uma série de expedientes descritos pelo pensamento social brasileiro como próprios do capitalismo periférico. Por fim, busca-se sondar a proximidade contraintuitiva entre aprisionamento e circulação - ou entre o ônibus e o camburão -, tal como ela é indicada por Virilio, no cotidiano da cidade contemporânea.
Título em inglês
In transit: Paul Virilio and the logistics of the contemporary city
Palavras-chave em inglês
city
Logistics
Paul Virilio
Speed
Transportation
Urban space
Resumo em inglês
This study investigates the links between transport and violence, circulation and control in Brazilian metropolises based on Virilio's thought. A systematic reading of his first books investigates the emergence of logistics from the transformations of war and technique in modernity. From there, the military origins of the urban space lead to a reflection on the "critical space" of cities in the present, taken to the limit, according to Virilio, in the structures of large airports. The route approaches, then, the Brazilian metropolises: through the window of the bus, the "logic of acceleration" insistently denounced by Paul Virilio throughout his work shows itself in a very concrete way. It will be possible, therefore, to raise some hypotheses for a political economy of urban transportation in Brazil, pointing to possible mechanisms of dispossession at play. Finally, we seek to probe the counterintuitive proximity between imprisonment and circulation - or between the bus and the paddy wagon -, as it is indicated by Virilio, in the daily life of the contemporary city.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.