• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-13022023-134946
Document
Auteur
Nom complet
Rafaela Alves Fernandes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Fabbrini, Ricardo Nascimento (Président)
Couto, Maria de Fátima Morethy
Favaretto, Celso Fernando
Marzochi, Ilana Feldman
Titre en portugais
Estéticas e políticas da memória: arquivo e testemunho na obra de Christian Boltanski e Doris Salcedo
Mots-clés en portugais
Arquivo
Christian Boltanski
Doris Salcedo
Estéticas e políticas da memória
testemunho
Resumé en portugais
Nas últimas décadas, a memória tem sido uma das preocupações culturais e políticas centrais do Ocidente. Essa afirmação, encontrada em diversos autores, deriva de uma série de aparições do passado em modas e utensílios retrôs, filmes nostálgicos, monumentos, assim como em investidas museais que reencenam a barbárie a fim de comercializar o trauma. No entanto, simultaneamente, diversos artistas têm empreendido um trabalho de perlaboração do passado, na chave da consciência histórica, contrapondo-se à espetacularização e simulação da memória. Essa memória crítica é indiciada na prática de diversos artistas que, desde a década de 1970, tematizam a crise da memória ao relerem a história a contrapelo. Como o historiador que se debruça sobre arquivos e testemunhos para, então, selecionar, organizar e montar o saber sobre o passado, tais artistas se utilizam de procedimentos análogos sempre movidos pela busca de reconstrução das condições de visibilidade e de legibilidade da história. A questão fundamental que se coloca é, portanto, qual o estatuto que a memória, o arquivo e o testemunho adquirem nessa nova arte da memória. Para tanto, esta dissertação propõe-se a analisar uma seleção de obras de Christian Boltanski e Doris Salcedo com vistas a aventar algumas hipóteses. A principal é a de que após séculos de colonialismo, etnicídios, genocídios, ditaduras sangrentas, campos de extermínio e violências políticas sem fim, Boltanski e Salcedo voltam-se para o passado como um arquivo que não cessa de se acumular, mas que carece ser montado e remontado, reescrito e reconfigurado. Ao contrário do que se possa pensar, não cedem espaço a verdades redentoras, mas tornam visível aquilo que permaneceu ocultado ou até mesmo desapareceu, pois tratar de um regime estético da memória implica admitir que o passado nem sempre se apresenta na forma de presenças ou vestígios acessíveis.
Titre en anglais
Memory aesthetics and policies: archive and testimony in the work of Christian Boltanski and Doris Salcedo
Mots-clés en anglais
Archive
Christian Boltanski
Doris Salcedo
Memory aesthetics and policies
Testimony
Resumé en anglais
In recent decades, memory has been one of the central cultural and political concerns of the West. This statement, found in several authors, derives from a series of appearances from the past in retro fashions and utensils, nostalgic films, monuments, as well as in the fact that there are new museums that re-enact barbarism in order to commercialize trauma. However, simultaneously, several artists have undertaken a work of perlaboration of the past, in the key of historical consciousness, opposing the spectacularization and simulation of memory. This critical memory is indicated in the practice of several artists who, since the 1970s, have thematized the crisis of memory by rereading history against its grain. Like a historian who looks through archives and testimonies to then select, organize and assemble knowledge about the past, such artists use analogous procedures always driven by the search for the reconstruction of the conditions of visibility and legibility of history. The fundamental question that arises is, therefore, what is the status that memory, the archive and the testimony acquire in this new art of memory. Therefore, this dissertation proposes to analyze a selection of works by Christian Boltanski and Doris Salcedo in order to put forward some hypotheses. The main one is that after centuries of colonialism, ethnicities, genocides, bloody dictatorships, extermination camps and endless political violence, Boltanski and Salcedo turn to the past as an archive that never ceases to accumulate, but needs to be assembled and reassembled, rewritten and reconfigured. Contrary to what one might think, they do not give way to redeeming truths, but make visible what remained hidden or even disappeared, since dealing with an aesthetic regime of memory implies admitting that the past does not always present itself in the form of accessible presences or vestiges.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.