• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-07102022-164045
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme da Silva Cunha
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Tolle, Oliver (Presidente)
Brandão, Eduardo
Lima, João Silva
Valle, Bortolo
Título en portugués
O sensualismo poético como pathos dominante em O Nascimento da Tragédia
Palabras clave en portugués
Estética
Pathos dominante
Sensualismo apolíneo
Sensualismo dionisíaco
Tragédia
Resumen en portugués
O propósito central desta tese é analisar e construir uma resposta para a seguinte questão: como ou por que o sensualismo poético de Nietzsche transforma-se em pathos dominante em O nascimento da tragédia (Die Gerburt der Tragödie)? Na continuidade, temos a seguinte hipótese: há como justificar a ideia de que a poética é o sentimento dominante nessa obra nietzschiana? Na busca da resolução para tal questão, salientamos, de antemão, que não produziremos um estudo rente ao texto, onde teríamos de dar conta com fidelidade da influência dos pensamentos de Schopenhauer, de Hegel, de Kant e de Wagner em nosso filósofo. Optamos por elaborar um recorte que prioriza o sensualismo poético como pathos dominante, considerando a metafísica enquanto intuição poética e o conhecimento enquanto instinto. Assim, na construção de nossa tese, tomamos como referências principais as traduções espanholas de O nascimento da tragédia (2009a), tradução de Andrés Sánchez Pascual, especificamente, dos sete primeiros parágrafos; e Fragmentos póstumos (2010), tradução de Luis Enrique de Santiago Guervós. Além desses dois textos, ficaremos circunscritos somente a alguns textos do primeiro Nietzsche (1869 - 1876). Assim, no primeiro capítulo trataremos da visão geral das artes; no segundo da arte como imitação da natureza; no terceiro do sensualismo poético como pathos dominante. O foco da nossa lente está alinhado ao sensualismo poético de Nietzsche como estilo de vida, como algo que se mensura no plano do sensível para ver como os sentidos fazem parte da sua criação e também da sua interpretação sobre a existência como unidade, pois o autor, a exemplo dos gregos, pensa o homem por intermédio dos sentidos e/ou dos instintos, porém dentro da ideia de sentimento dominante e como um todo no aqui e agora. Desse modo, portanto, em consonância com a rubrica do pensamento nietzschiano, observamos que o sensualismo poético se transforma em pathos dominante quando o poeta foi capaz de unificar as artes apolíneas e as artes dionisíacas via linguagem poética num único sentimento de êxtase na tragédia e dar vazão aos sofrimentos humanos, assim como sentir também o júbilo do transbordamento de vida.
Título en inglés
Poetic sensualism as dominant pathos in the Birth of Tragedy
Palabras clave en inglés
Aesthetics
Apollonian sensualism
Dionysian sensualism
Dominant pathos
Tragedy
Resumen en inglés
The central purpose of this thesis is to analyze and build an answer to the following question: how or why does Nietzsche's poetic sensualism become the dominant pathos in The Birth of Tragedy (Die Gerburt der Tragödie)? Therefore, we have the following hypothesis: is there a way to justify the idea that poetics is the dominant feeling in this Nietzschean work? Searching for a resolution to this question, we emphasize, in advance, that we will not produce a study close to the text, where we would have to fully account the influence of Schopenhauer, Hegel, Kant and Wagner on our philosopher. We chose to elaborate a cut that prioritizes poetic sensualism as dominant pathos, considering metaphysics as poetic intuition and knowledge as instinct. Thus, in the construction of our thesis, we took as main references the Spanish translations of The Birth of Tragedy (2009a), translation by Andrés Sánchez Pascual, specifically, of the first seven paragraphs; and Posthumous Fragments (2010), translated by Luis Enrique de Santiago Guervós. In addition to these two texts, we will be limited to only a few texts by the first Nietzsche (1869 - 1876). Thus, in the first chapter we will approach a general view of arts; in the second we consider art as imitation of nature; and, in the third, we analyze poetic sensualism as dominant pathos. The focus of our lens is aligned with Nietzsche's poetic sensualism as a lifestyle, as something that is measured in the sensitive plane to see how the senses are part of his creation and also of his interpretation of existence as a unit, since the author, like the Greeks, thinks about man through the senses and/or instincts, but within the idea of dominant feeling and as a whole in the here and now. Therefore, aligning with the Nietzschean thought, we observe that poetic sensualism becomes dominant pathos when the poet was able to unify the Apollonian and Dionysian arts through poetic language in a single feeling of ecstasy in tragedy and give means of release for human suffering, as well as feeling the joy of the overflow of life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.