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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.74.2022.tde-03072023-100624
Document
Author
Full name
Andréia Bonelli de Souza
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Pirassununga, 2022
Supervisor
Committee
Gameiro, Augusto Hauber (President)
Canever, Mario Duarte
Debortoli, Elisio de Camargo
Title in Portuguese
Aplicação do método de custeio baseado em atividades para unidade de beneficiamento de leite e derivados
Keywords in Portuguese
Atividades
Derivados lácteos
Objetos de custo
Processos decisórios
Recursos
Abstract in Portuguese
Mudanças envolvendo inovações tecnológicas, concorrência e um mercado consumidor cada vez mais exigente despertou o interesse pela escolha por um método de custeio condizente às necessidades das empresas do agronegócio. Certas adaptações foram imprescindíveis para desenvolver esse novo potencial. Entretanto, o cenário atual encontra-se repleto de desafios que podem emanar a obstrução do sucesso em razão dos princípios normalmente aceitos na contabilidade de custos terem sido criados e mantidos com fins contábeis e não gerenciais. Este trabalho tem como objetivo aplicar o Método de Custeio Baseado em Atividades utilizando um software para estimar os custos dos processos e produtos derivados de leite com vistas a otimizar o processo de tomada de decisões. A coleta de dados ocorreu junto à empresa voluntária e foram analisados os itens que compõem fatores de produção. Os produtos considerados foram: leite embalado, bebida láctea, iogurte, manteiga e queijos. Nos cálculos foram apreciados todos os custos, independentemente de sua classificação: diretos e indiretos; fixos e variáveis, o que surtiu a obtenção dos custos unitários totais dos diferentes produtos e da margem de contribuição de cada derivado lácteo. Buscou-se fundamentação na Teoria Econômica Neoclássica de Custos e na Teoria da Contabilidade de Custos. Com os resultados encontrados foi possível averiguar se a empresa estava conseguindo obter desempenho econômico satisfatório para prosperar no mercado. Foram propostas alternativas, com o intuito de redefinir estratégias de produção e comercialização, considerando a melhoria na formação dos preços ou no sentido de se reduzir os custos de produtos específicos. O método aplicado poderá ser adotado por outras empresas de industrialização de produtos lácteos para aprimorar processos decisórios e orientar os gestores na definição de estratégias de produção e comercialização.
Title in English
Application of the activity-based costing method for a milk and dairy processing unit
Keywords in English
Activities
Cost objects
Dairy products
Decision-making processes
Resources
Abstract in English
Changes involving technological innovations, competition and an increasingly demanding consumer market have aroused interest in choosing a costing method consistent with the needs of agribusiness companies. Certain adaptations were essential to develop this new potential. However, the current scenario is full of challenges that can emanate from the obstruction of success because the principles normally accepted in cost accounting have been created and maintained with accounting and non-managerial purposes. This work aims to apply the Activity-Based Costing Method using software to estimate the costs of processes and dairy products to optimize the decision-making process. Data collection took place with the volunteer company and the items that make up production factors were analyzed. The products considered were: packaged milk, dairy drink, yogurt, butter and cheese. In the calculations, all costs were considered, regardless of their classification: direct and indirect; fixed and variable, which resulted in obtaining the total unit costs of the different products and the contribution margin of each dairy derivative. Foundations were sought in the Neoclassical Economic Theory of Costs and in the Theory of Cost Accounting. With the results found, it was possible to verify if the company was managing to obtain satisfactory economic performance to prosper in the market. Alternatives were proposed, with the aim of redefining production and marketing strategies, considering the improvement in the formation of prices or in the sense of reducing the costs of specific products. The applied method may be adopted by other dairy products industrialization companies to improve decision-making processes and guide managers in defining production and marketing strategies.
 
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ME11292265COR.pdf (9.46 Mbytes)
Publishing Date
2023-07-03
 
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