Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2019.tde-22022021-131407
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Soares de Melo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Freitas, Genival Fernandes de (Président)
Hagopian, Ellen Maria
Silva, Thais Araujo da
Takashi, Magali Hiromi
Titre en portugais
Percepções dos membros da Academia Brasileira de História da Enfermagem acerca dos ritos identitários institucionais
Mots-clés en portugais
Enfermagem
História da enfermagem
Identidade profissional
Ritos
Resumé en portugais
Introdução: A Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF, fundada em 13 de agosto de 2010, congrega todos os interessados na temática da história da enfermagem e dentre seus ritos destaca-se o da indicação e posse do membro acadêmico. Este estudo é de abordagem qualitativa, baseado no referencial metodológico da História Oral Temática. Objetivos: descrever analiticamente os significados atribuídos pelos membros da Academia Brasileira de História da Enfermagem aos ritos de pertencimento e formação identitária. Método: A entrevista foi realizada com os membros fundadores e membros acadêmicos cujo produto foi obtido através da análise de conteúdo de Bardin e analisado sob a perspectiva de Claude Dubar, pesquisador das identidades sociais. Resultados: Foram extraídas as categorias Identidade Profissional e Imagem Social da enfermagem na percepção da academia, Processos de construção identitária na ABRADHENF e desta foram construídas duas subcategorias: a) Conflitos e desafios no percurso da formação identitária da academia e b) Construção de experiências de reconhecimento e pertencimento no contexto da academia, Valorização dos Ritos e Símbolos no processo de (re)construção identitária da academia. Discussão: As categorias revelam elementos importantes dentro do processo de construção identitária daquele coletivo. A recusa à identificação atribuída pelo outro desencadeou ações importantes que resultaram em transformação nas identidades dentro da academia com implicações nas práticas daqueles atores sociais. Conclusões: As identidades dos membros da academia são construídas através das interações com outras instituições que influenciam diretamente nesse processo. Impacto da pesquisa: Fomentar discussões acerca dos modos como operam as construções identitárias do profissional enfermeiro. Implicações para a prática: Entender a construção das identidades profissionais favorecem a construção de novas práticas no campo da atuação profissional.
Titre en anglais
Perceptions of Members of the Brazilian Academy of Nursing History about Institutional Identity Rites
Mots-clés en anglais
Nursing
Nursing history
Professional Identity
Rites
Resumé en anglais
Introduction: The Brazilian Academy of Nursing History - ABRADHENF, founded on August 13, 2010, brings together all interested in the history of nursing and among its rites stands out the appointment and possession of the academic member. This study has a qualitative approach, based on the methodological framework of Thematic Oral History. Objectives: To describe analytically the meanings attributed by members of the Brazilian Academy of Nursing History to the rites of belonging and identity formation. Method: The interview was conducted with the founding members and academic members whose product was obtained through content analysis of Bardin and analyzed from the perspective of Claude Dubar, researcher of social identities. Results: We extracted the categories Professional Identity and Social Image of nursing in the perception of academia, Processes of identity construction in ABRADHENF and from this were built two subcategories: a) Conflicts and challenges in the path of identity formation of the academy and b) Construction of recognition experiences and belonging in the context of academia, Valorization of Rites and Symbols in the process of identity (re) construction of academia. Discussion: The categories reveal important elements within the process of identity construction of that collective. The refusal to identify attributed by the other triggered important actions that resulted in transformation of identities within the academy with implications on the practices of those social actors. Conclusions: The identities of academy members are built through interactions with other institutions that directly influence this process. Research Impact: To foster discussions about the ways in which the identity constructions of the professional nurse operate. Implications for practice: Understanding the construction of professional identities favors the construction of new practices in the field of professional practice.
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Date de Publication
2021-02-25
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