• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2007.tde-07052021-140741
Documento
Autor
Nome completo
Hildemar Silva Brasil
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Westphal, Márcia Faria (Presidente)
Pires, Mario Jorge
Beni, Mario Carlos
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Philippi Júnior, Arlindo
Título em português
Turismo, saúde e qualidade de vida em Fernando de Noronha/PE
Palavras-chave em português
Indicadores de Qualidade de Vida
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
Turismo
Resumo em português
A presente pesquisa centrou-se na avaliação das mudanças na qualidade de vida e na saúde dos residentes no Distrito Estadual de Fernando de Noronha/PE, tendo como referencia o processo de consolidação do turismo neste espaço nos últimos 10 anos. Trabalha-se com a hipótese de que, o desenvolvimento econômico e social ocorrido através do turismo tem forte influência sobre as condições de vida, saúde e bem-estar da população local. A metodologia utilizada neste estudo teve natureza quali-quantitativa relacionando através de triangulação, dados secundários publicados (séries históricas) pelos órgãos de saúde estadual, Instituto de Pesquisas Aplicadas e Fundação IBGE e pela Fundação IPEA, dados coletados por amostragem nas residências naquele município, bem como entrevistas em profundidade realizadas com empresários e autoridades locais, dados de entrevista em grupo com os integrantes do Conselho Distrital da ilha além do cálculo dos índices de Gini e de Desenvolvimento Humano. As principais conclusões obtidas apontam no sentido de que houve melhoria na qualidade de vida dos noronhenses, porém o modelo de desenvolvimento econômico com base no turismo, nem sempre sustentado vem promovendo na população local e no meio ambiente algumas vulnerabilidades uma vez que seu capital social não tem se desenvolvido proporcionalmente. Constatou-se ainda que, o sistema de saúde é voltado para atenção primária a saúde dos moradores da ilha, mas o atendimento emergencial é precário e pode comprometer a vida dos residentes e turistas. Espera-se contribuir com o aperfeiçoamento dos programas e ações da gestão local na direção da promoção da saúde e do desenvolvimento humano daquela comunidade.
Título em inglês
The tourism and the promotion of health in Fernando de Noronha/PE
Palavras-chave em inglês
Health Promotion
Indicators of Quality of Life
Sustainable Development
Resumo em inglês
Objective: The main purpose of this research is to discuss a development of tourism activity in Fernando de Noronha/PE and their social and economic impacts over health and life quality during last decade. The Human Development lndex, a Gini lndex, a survey with residents and a focal group with members of District Council and secondary indicators published for Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Foundation and Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas took information base to prove the hypothesis into this thesis. The conclusion is that tourism improves the human development indicators (health, education and income) but the model of tourism development do not promote a growth of social capital and many problems like drugs and prostitution has growing in last years. The infrastructure has a fragile system in a health care in local hospital and in basic treatment of water. I think that these results will help tourism authorities to develop programs and projects to gain health and quality of life for all people living there.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DR_834_Brasil_2007.pdf (58.44 Mbytes)
Data de Publicação
2021-05-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2023. Todos os direitos reservados.