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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-03112023-111831
Documento
Autor
Nome completo
Marcia da Silva Lozano
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Mucci, José Luiz Negrão (Presidente)
Malzyner, Carlos
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Título em português
A educaçäo ambiental em uma escola do Município de Santo André: análise situacional
Palavras-chave em português
Capacitação
Educação Ambiental
Ensino Formal
Metodologia Qualitativa
População de Baixa Renda
Resumo em português
Objetivo. O agravamento da crise sócio-ambiental na Região Metropolitana de São Paulo tomou imprescindível e urgente a inserção da Educação Ambiental no ensino formal, a qual conta com suporte legal em nível federal e estadual. Este estudo teve como objetivo investigar e analisar a aplicação dos conceitos da Educação Ambiental em uma escola da rede pública estadual de ensino, que atende à população de baixa renda e é moradora próxima à Área de Proteção aos Mananciais no Município de Santo André. Método. Considerando a característica interdisciplinar da Educação Ambiental, optou-se pela metodologia utilizada na pesquisa social qualitativa . Participaram da Pesquisa alunos de uma sala da 5ª série, professores, vice-diretora e diretora. Resultados. A ausência de capacitação de professores faz com que persista a confusão conceitual em tomo da Educação ambiental. Na maioria das vezes, a questão é abordada somente quando ocorre uma situação de urgência ou quando o tema apresenta interface com uma disciplina específica. A transmissão de conhecimento, ainda, é a prática educativa predominante. Não há articulação entre os professores. A comunidade é ausente. Conclusão. Para que a Educação Ambiental seja desenvolvida conforme os seus pressupostos, é necessário o fortalecimento da relação comunidade/escola e a ampliação do processo de capacitação de professores.
Título em inglês
The development of environmental education a public school in Santo André city: analysis of situation
Palavras-chave em inglês
Environmental Education
Formal Education
Poor Population
Qualitative Research
Resumo em inglês
Objective. The worsening of the social crisis environmental in the São Paulo Metropolitan Region became indispensable and urgent to insert the the Enviromental Education in the formal education, wich count on lawful support in level federal and state. This study had as objective to investigate and to analize the application of Environmental Education concept in a public school wich see poor population who lives near Protection Area of Spring in Santo André city. Method. Considering some characteristics of Environmental Education , was chosen the methodology used in the social qualitative research. Pupils, teachers and heald-teacher participated of research. Results. The absence of capacity teachers do wich the confusion of concept around of the Environmental Education persists. The question is often approached when it occurs urgent situation. Conclusion. The improvement of union community and school and the enlargement of the process of training of teachers are essential factor so that the Environmental Education May develop according your rule.
 
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Data de Publicação
2023-11-03
 
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