• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2009.tde-27042021-095820
Documento
Autor
Nome completo
Julio Cesar Rosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Natal, Délsio (Presidente)
Laporta, José Luis
Lefèvre, Fernando
Ribeiro, Helena
Ueno, Helene Mariko
Título em português
Representações sociais de alunos do ensino médio a respeito de mosquitos (Diptera: Culicidae) e sua relação com problemas ambientais
Palavras-chave em português
Ambiente e Educação Ambiental
Culicidae
Educação em Saúde
Insetos Vetores
Pesquisa Qualitativa
Resumo em português
Objetivo: Identificar as representações sociais de alunos do ensino médio sobre mosquitos e sua relação com problemas ambientais. Método: O universo da investigação foi composto por 194 alunos do ensino médio, das Escolas Estaduais, localizadas na área da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, no Município de São Paulo. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, por meio de gravações magnéticas e transcrição de fitas. O método empregado utilizou um conjunto de instrumentos, as figuras metodológicas, que viabilizam discriminar os principais temas do discurso apresentado pelos alunos, no que se refere ao objeto de estudo. Os instrumentos em questão são a idéia central e o discurso do sujeito coletivo. Resultados: As representações sobre reprodução dos mosquitos demonstraram que houve fragmentação da aprendizagem em relação ao seu ciclo biológico e os aspectos ecológicos do mosquito, fato que pode comprometer as campanhas de controle desses vetores. Recomendações: Dialogar com os alunos sobre a necessidade de amplas medidas sanitárias ambientais para o controle dos vetores.
Título em inglês
Social representations of high school students about mosquitoes (Diptera: Culicidae) and its relation to environmental problems
Palavras-chave em inglês
Culicidae
Environment and Environmental Education
Health Education
Insect vectors
Qualitative Research
Resumo em inglês
Objective: To identify the social representations of students of high school on mosquitoes and their relation to environmental problems. Method: The research universe was composed of 194 high school students from state schools, located in the area of Subprefeitura of Ermelino Matarazzo, in São Paulo. The research was conducted through semi-structured by means of magnetic recording and transcription of tapes. The method employed used a set of instruments, the methodological figures, which make discriminating the main themes of the speech made by the students, regarding the object of study. The instruments in question are the central idea and discourse of the collective subject. Results: The breeding of mosquitoes on representations showed that there was fragmentation of learning in relation to their biological cycle and the ecological aspects of the mosquito, which may undermine the campaigns of control of vectors. Recommendations: Interact with the students on the need for extensive environmental health for the control of vectors.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DR_930_Rosa_2009.pdf (35.80 Mbytes)
Data de Publicação
2021-04-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.