• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-12122022-084912
Document
Auteur
Nom complet
Mauro Café da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Degrève, Glaucia Maria da Silva (Président)
Felicio, Beatriz Vivian Schneider
Vertuan, Greice de Souza
Titre en portugais
Adaptações multissensoriais em roteiros experimentais de livros didáticos de Química e de Ciências Naturais para alunos com deficiência visual
Mots-clés en portugais
Adaptação de roteiros
Atividades experimentais
Deficiência visual
Ensino de Ciências
Ensino de Química
Resumé en portugais
A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa originou-se nos desafios vivenciados pelo pesquisador em sala de aula para o ensino de Química de alunos com deficiência visual (DVs), incluídos em uma escola pública de Ensino Médio de Ribeirão Preto, e no número reduzido de propostas didáticas encontradas na literatura especializada nessa área, no tocante às atividades práticas. Assim, o objetivo deste trabalho foi a adaptação de roteiros de aulas práticas encontrados em livros didáticos de Química e de Ciências Naturais do Ensino Médio de forma a torna-los inclusivos. A proposta foi adaptar, como produto educacional, roteiros de experimentos no contexto da didática multissensorial, auxiliando na construção do conhecimento dos alunos DVs e videntes. Foi proposto o uso de materiais adaptados já existentes, que são acessíveis e viáveis nas escolas públicas para uso em aulas práticas, de modo que alunos com ou sem deficiência visual possam compreender e ampliar o conteúdo teórico das aulas. Estas práticas de laboratório adaptadas podem auxiliar o trabalho docente no Ensino de Química e Ciências Naturais, de modo que o educador possa ressignificar suas aulas, tornando-as inclusivas e atrativas e, também, podendo contribuir para a socialização no ambiente escolar.
Titre en anglais
Multisensorial adaptations in experimental scripts of Chemistry and Natural Sciences textbooks for students with visual disabilities
Mots-clés en anglais
Chemistry teaching
Experimental activities
Science teaching
Script adaptation
Visual impairment
Resumé en anglais
The motivation for the development of this research project originated in the challenges experienced by the researcher in the classroom for the teaching of Chemistry to students with visual impairments (DVs), included in a public high school in Ribeirão Preto, and in the number reduced number of didactic proposals found in the specialized literature in this area, regarding practical activities. Thus, the objective of this work was to adapt scripts for practical classes found in high school Chemistry and Natural Science textbooks, so that they are inclusive. The proposal was to adapt, as an educational product, scripts of experiments in the context of multisensory didactics, helping to build the knowledge of DVs and visionaries students. It was proposed to use existing adapted materials, which are accessible and viable in public schools for use in practical classes, so that students with or without visual impairment can understand and expand the theoretical content of the classes. These adapted laboratory practices can help the teaching work in the Teaching of Chemistry and Natural Sciences, so that the educator can re-signify his classes, making them inclusive and attractive and also being able to contribute to socialization in the school environment.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.