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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-17072023-085540
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Espagolla Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo
Oliveira, Marina Cardoso de
Título em português
O papel da adaptabilidade de carreira na relação entre competências e habilidades socioemocionais e engajamento com a carreira em estagiários universitários
Palavras-chave em português
Adaptabilidade de carreira
Competências socioemocionais
Engajamento com a carreira
Estágio
Transição universidade-trabalho
Resumo em português
Diante de constantes transformações no mundo do trabalho, são inúmeras as demandas requeridas ao trabalhador no presente e para o futuro. Em especial, os estudantes do ensino superior se defrontam com a necessidade de expandir seus conhecimentos, buscando atividades para além de salas de aulas, como o estágio obrigatório, para obter experiências e contato real com a profissão e as exigências do mercado de trabalho. Os estágios e demais atividades têm sido considerados fundamentais para que os estudantes se preparem para a transição universidade-trabalho, para ampliar as condições de adaptabilidade de carreira, desenvolver competências socioemocionais e, assim, aumentar o grau de engajamento com a carreira. Nesse sentido, os objetivos deste estudo são: (a) analisar as relações entre competências e habilidades socioemocionais, adaptabilidade de carreira e engajamento com a carreira em estagiários do ensino superior, e (b) verificar o papel da variável adaptabilidade de carreira na relação com outras variáveis de estudo. A amostra foi constituída por 204 estagiários universitários na faixa etária de 18 a 45 anos de idade, que realizavam estágio na região de Campinas. Em uma primeira onda, os dados foram coletados por meio de divulgação junto aos estagiários vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na segunda onda, houve divulgação via internet e contatos com universidades da região. Os dados foram obtidos por preenchimento em plataforma online (Google Forms), por meio de quatro instrumentos: (a) questionário sociodemográfico, (b) Instrumento para Avaliação das Habilidades (SENNA 2.0), (c) Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC), e (d) Escala de Engajamento com a Carreira (EEC). A seguir, as informações foram redirecionadas a um banco de dados para serem inseridos no programa estatístico SPSS, versão 25. Os dados foram analisados por meio de análises multivariadas (estatística descritiva, análises fatoriais confirmatórias e confiabilidade, análises de correlação, regressão e equações estruturais). Os resultados respondem ao objetivo principal do estudo, sendo encontradas correlações significativas entre as variáveis, bem como sustentam a trajetória de relações entre as competências socioemocionais, adaptabilidade e engajamento com a carreira com importantes predições. Espera-se contribuir com pistas para mais investigações a respeito de variáveis socioemocionais e de carreira (adaptabilidade e engajamento), bem como para criação de intervenção em programas educacionais e de carreira que favoreçam o desenvolvimento de competências-chave para o trabalho no século XXI na formação dos futuros profissionais.
Título em inglês
The role of career adaptability in the relationship between competencies and skills socioemotional factors and career engagement in university interns
Palavras-chave em inglês
Career adaptability
Career engagement
Internship
Socioemotional competences
University-work transition
Resumo em inglês
In the face of constant transformations in the world of work, the demands required of workers today and in the future are innumerable. In particular, higher education students are faced with the need to expand their knowledge, seeking activities beyond the classroom, such as mandatory internships, to gain experience and real contact with the profession and the demands of the labor market. Internships and other activities have been considered fundamental for students to prepare for the university-work transition, to expand the conditions for career adaptability, to develop socioemotional skills and, thus, increase the degree of engagement with the career. In this sense, the objectives of this study are: (a) to analyze the relationships among socioemotional competencies and skills, career adaptability, and career engagement in higher education trainees, and (b) to verify the role of the career adaptability variable in the relationship with other study variables. The sample consisted of 204 college interns in the age range of 18 to 45 years old, who were doing internship in the region of Campinas. In a first wave, the data were collected by means of disclosure with the interns linked to the Company-School Integration Center (CIEE). In the second wave, there was dissemination via internet and contacts with universities in the region. Data were obtained by filling out an online platform (Google Forms), using four instruments: (a) sociodemographic questionnaire, (b) Inventory for the Assessment of Social and Emotional Skills (SENNA 2.0), (c) Career Adapt-abilities Scale (CAAS), and (d) Career Engagement Scale (CES). Next, the information was redirected to a database to be entered into the statistical program SPSS, version 25. Data were analyzed using multivariate analyses (descriptive statistics, confirmatory factor and reliability analyses, correlation, regression, and structural equation analyses). The results respond to the main objective of the study, with significant correlations being found between the variables, as well as supporting the trajectory of relationships between socioemotional competencies, adaptability and career engagement with important predictions. It is hoped to contribute clues for further investigations regarding socioemotional and career variables (adaptability and engagement), as well as for the creation of intervention in educational and career programs that favor the development of key competencies for work in the 21st century in the training of future professionals.
 
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Data de Publicação
2023-08-22
 
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