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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2023.tde-10112023-153052
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Souza de Lacerda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Zerbini, Thaís (Presidente)
Brandão, Hugo Pena
Gondim, Sonia Maria Guedes
Mossin, Eduardo André
Sticca, Marina Greghi
Versuti, Fabiana Maris
Título em português
Necessidades de aprendizagem daqueles que ensinam: construção de uma escala de competências socioemocionais docentes
Palavras-chave em português
Análise de necessidade de aprendizagem
Competência docente
Competências socioemocionais
Desenvolvimento e educação
Treinamento
Resumo em português
A partir de 2008, observou-se no Brasil uma expansão dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação profissional oferecidos por instituições públicas federais. No entanto, essa ampliação parece não ter sido acompanhada por um programa de formação e desenvolvimento para os professores, o que resultou em desafios na docência em diversos níveis e modalidades de ensino, incluindo a carreira dos professores dos Institutos Federais (IF). Além disso, a literatura científica sobre Competências Socioemocionais Docentes ainda carece de pesquisas que vão além da relação aluno-professor e professor-aluno, especialmente no que diz respeito à mensuração dessas competências. Diante desse cenário, o objetivo desta tese de doutorado foi identificar as competências socioemocionais docentes no rol de competências docentes para atuar nos IF, por meio de uma abordagem multimétodo. A primeira etapa metodológica foi qualitativa e incluiu uma revisão integrativa da literatura, coleta e análise documental, avaliação de um questionário semiestruturado e realização de grupos focais. Essa fase foi fundamental para embasar a construção de uma Escala de Competências Socioemocionais (ECSE), que subsidiou a segunda etapa do estudo, de natureza quantitativa. Nessa etapa, foram realizadas análises estatísticas descritivas e análises fatoriais confirmatórias, com o objetivo de verificar as evidências de validade da escala. Ao longo de todo o processo de investigação, foram respeitados os aspectos éticos envolvidos na pesquisa. Os resultados deste estudo indicaram a existência de três competências consideradas essenciais para docentes nos IF: Competência Socioemocional, Competência Digital e Competência em Gestão. Além disso, duas variáveis de contexto foram identificadas como relevantes: Suporte à Transferência e Institucionalidade. A ECSE desenvolvida foi composta por 16 itens agrupados em 4 fatores: Consciência Emocional (ω = 0,74), Regulação Emocional (ω = 0,77), Autonomia Emocional (ω = 0,56) e Competência Social (ω = 0,78). Os resultados apresentaram evidências sólidas de validade, indicando direções para pesquisas futuras nessa área.
Título em inglês
Learning needs of those who teach: construction of a scale of teacher socioemotional competencies
Palavras-chave em inglês
Development education
Learning needs analysis
Socio-emotional competencies
Teaching competence
Training
Resumo em inglês
Since 2008, Brazil has seen an expansion of training, development and professional education programs offered by federal public institutions. However, this expansion seems not to have been accompanied by a training and development program for teachers, which has resulted in challenges in teaching at various levels and modalities of education, including the career of teachers at Federal Institutes (FI). In addition, the scientific literature on Teacher Socioemotional Competencies still lacks research that goes beyond the student-teacher and teacher-student relationship, especially with regard to the measurement of these competencies. In view of this scenario, this doctoral study was carried out with the objective of identify socioemotional teachers competences in the list of teachers competences for in the FIs through a multimethod approach. The first methodological step was qualitative and included an integrative literature review, documentary collection and analysis, This phase was based on a semi-structured questionnaire and focus groups. This phase was fundamental to support the construction of a Scale Socio-emotional Competencies (ECSE), which subsidized the second stage of the study, of a quantitative nature. In this stage, descriptive statistical analyses and confirmatory factor analyses were performed to verify the validity evidence of the scale. Throughout the research process, the ethical aspects involved in the research were respected. The results of this study indicated the existence of three competences considered essential for current teacher learning in FI: Socio-emotional Competence, Digital Competence and Management Competence. In addition, two context variables were identified as relevant: Transfer Support and Institutionality. The developed ECSE consists of 16 items grouped into 4 factors: Emotional Awareness (ω = 0.74), Emotional Regulation (ω = 0.77), Emotional Autonomy (ω = 0.56) and Social Competence (ω = 0.78). The results presented solid evidence of validity, indicating directions for future research in this area.
 
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Data de Liberação
2025-09-04
Data de Publicação
2023-12-19
 
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