• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2021.tde-07022022-151828
Document
Auteur
Nom complet
Vítor Queiroz Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Fonseca, Sergio Cesar da (Président)
Cunha, Marcus Vinicius da
Narita, Felipe Ziotti
Vidal, Diana Gonçalves
Titre en portugais
Educação conectada: interior paulista como parte da missão metodista transnacional entre o final do século XIX e início do XX
Mots-clés en portugais
História de São Paulo
História transnacional da educação
Metodismo
Religião
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa a integração do interior paulista ao movimento missionário metodista transnacional dinamizado entre o final do século XIX e o início do XX. Nesse período, a instituição religiosa construiu conexões globais por meio de uma organização em rede edificada a partir das estruturas de comunicação e circulação da modernidade capitalista (ferrovias, vapores, telégrafos, correios, imprensas etc.). Afastando-se das abordagens historiográficas regionais, esse trabalho analisa como essa infraestrutura permitiu com que o interior paulista estivesse conectado ao amplo quadro das simultaneidades das atuações dos projetos missionários de educação que circulavam no plano transnacional. A pesquisa está fundamentada na documentação produzida pelos religiosos, sobretudo, em relatórios, periódicos e publicações voltadas à prática pedagógica.
Titre en anglais
Connected education: São Paulo countryside as part of the transnational Methodist mission in the late 19th and the early 20th centuries
Mots-clés en anglais
History of São Paulo
Metodism
Religion
Transnational history of education
Resumé en anglais
This research analyzes the integration of the São Paulo countryside into the transnational Methodist missionary movement dynamized in the late 19th and the early 20th centuries. During this period, the religious institution built global connections through a network that was organized by the structures of communication and circulation from capitalist modernity (railways, steamships, telegraphs, postal services, presses, etc.). Different from the regional historiographical perspectives, this work analyzes how this infrastructure allowed the countryside of São Paulo to be connected to the broad framework of simultaneities of the educational projects organized by missionaries that circulated transnationally. The research is based on periodicals published by the missionaries and official reports of the Church containing several religious and pedagogics records.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-02-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.