• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-20122023-170450
Documento
Autor
Nombre completo
João Roberto Lopes de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Costa, Telma Maria Braga (Presidente)
Damásio, Bruno Figueiredo
Japur, Camila Cremonezi
Título en portugués
Adaptação transcultural e validação do Dietarian Identity Questionnaire para o Brasil
Palabras clave en portugués
Identidade alimentar
Psicometria
Vegetarianismo
Resumen en portugués
O vegetarianismo é um termo universal referente a diversas denominações que evitam ou excluem alimentos de origem animal e seus derivados do padrão alimentar. O Unified Model of Vegetarian Identity é um modelo psicológico que propõe o vegetarianismo e outros padrões alimentares enquanto identidade alimentar. Para quantificar e medir aspectos relacionados à identidade alimentar, foi desenvolvido o instrumento psicométrico Dietarian Identity Questionnaire. Este trabalho objetivou realizar a adaptação transcultural e validar as propriedades psicométricas do Dietarian Identity Questionnaire na população brasileira. A primeira etapa contou com os processos de tradução por dois tradutores independentes, avaliação da validação de conteúdo por cinco especialistas da área de nutrição, psicometria e vegetarianismo, análise da compreensão do instrumento por 30 membros do público-alvo e retrotradução por outros dois tradutores independentes. Iniciando a segunda etapa, foram inicialmente recrutados (n = 1181) brasileiros acima de 18 anos, onívoros, vegetarianos ou veganos, a partir da plataforma RedCap e mala direta em grupos vegetarianos. Uma segunda coleta foi realizada com os respondentes da primeira coleta (n = 226). Foram avaliadas as propriedades psicométricas a partir de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, assim como pela validade convergente e fidedignidade de teste-reteste. Múltiplas ANOVAs também foram conduzidas para verificar as diferenças entre onívoros, vegetarianos e veganos da população brasileira. Os resultados para as análises fatoriais exploratórias foram contraditórios e indicaram erros de mensuração, enquanto os resultados para as análises fatoriais confirmatórias foram adequados e indicaram a validade baseada na estrutura interna do instrumento. A fidedignidade teste-reteste e a validade baseada em medidas externas, averiguada pela validade convergente, também foram acatadas. Onívoros, vegetarianos e veganos divergiram em diversas subescalas, com resultados inovadores que podem indicar uma singularidade dos comedores de carne brasileiros em relação às outras culturas
Título en inglés
Adaptation and cross-cultural validation of the Dietarian Identity Questionnaire for Brazil
Palabras clave en inglés
Dietarian identity
Psychometrics
Vegetarianism
Resumen en inglés
Vegetarianism is a universal term referring to various denominations that avoid or exclude food of animal origin and its derivatives from their dietary pattern. The Unified Model of Vegetarian Identity is a psychological model that proposes vegetarianism and other dietary patterns as dietarian identities. To quantify and measure aspects related to dietarian identity, the psychometric instrument called the Dietarian Identity Questionnaire was developed. This study aimed to perform cross-cultural adaptation and validate the psychometric properties of the Dietarian Identity Questionnaire in a Brazilian population. The first stage involved the processes of translation by two independent translators, content validation assessment by five experts in the fields of nutrition, psychometrics, and vegetarianism, analysis of the instrument's comprehension by 30 members of the population, and back-translation by two other independent translators. Starting the second stage, Brazilians above 18 years old, omnivores, vegetarians, or vegans, were initially recruited (n = 1181) through the RedCap platform and direct mailings to vegetarian groups. A second data collection was carried out with the respondents from the first collection (n = 226). Psychometric properties were assessed through exploratory and confirmatory factor analyses, as well as convergent validity and test-retest reliability. Multiple ANOVAs were also conducted to examine differences among omnivores, vegetarians, and vegans in the Brazilian population. The results for exploratory factor analyses were contradictory and indicated measurement errors, while the results for confirmatory factor analyses were adequate and indicated validity based on the instrument's internal structure. Test-retest reliability and external validity, as assessed by convergent validity, were also supported. Omnivores, vegetarians, and vegans differed on various subscales, with innovative results that may suggest a uniqueness of Brazilian meat eaters compared to other cultures.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.