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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-07082023-075710
Document
Auteur
Nom complet
Roberta Olivério Naegeli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Monticelli, Patricia Ferreira (Président)
Ferreira, Isabela Maria Freitas
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Titre en portugais
Escutando além das palavras: uma análise do perfil socioemocional de equipes intersetoriais em programa baseado em escutas ativas para jovens
Mots-clés en portugais
Implementação voluntária
OCEAN
Saúde mental
Soft skills
Teoria de personalidade big five
Resumé en portugais
Os problemas de saúde mental já alarmantes no Brasil se intensificaram após a pandemia de Covid-19. Por estarem em pleno desenvolvimento biopsicossocial, jovens são mais vulneráveis neste contexto. Um programa baseado em escutas ativas e implementado por equipes intersetoriais de saúde, educação e assistência social vem acolhendo esta problemática. Neste estudo, utilizamos os referenciais teóricos da Personalidade do Big Five e da teoria de mudança, observamos o primeiro encontro de qualificação destas equipes presencialmente em Sobral (CE) e aplicamos um formulário com o objetivo de analisar o perfil socioemocional desses profissionais que se voluntariaram para participar desse programa: o Eu Posso Te Ouvir. Os profissionais são das áreas da saúde, da educação e da assistência social do serviço público dos estados do Ceará, Maranhão e São Paulo. Contamos com: a idealizadora do programa, mais 3 implementadoras iniciais para estruturar o diagrama de teoria de mudança; 274 respostas ao formulário que foi enviado pelo Google Forms de modo online contendo o Inventário de Personalidade do Big Five e questionário socioedemográfico, sendo 126 respostas do grupo alvo e 148 do grupo controle, e ainda, pelo método ad libitum observamos 39 profissionais durante o primeiro encontro da qualificação, sendo estes dos municípios de Timon (MA) e Sobral (CE). Os registros da observação passaram pela análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo estas as categorias finais: equipe de qualificação evolvente (1), interesse e abertura em participar do programa (2), elevados engajamento e interação dos participantes (3), partilha de vivências e identificação de propósito no programa (4), conceitos e práticas da qualificação inspiradores (5). Os dados do formulário foram submetidos a análises estatísticas, dentre elas: estatística descritiva, ANOVA, MANOVA (os resultados indicaram efeitos multivariados do grupo: F(5, 265) = 3,890 e p = 0,002; gênero, F(5, 265) = 4,916 e p < 0,001; e idade, F(5, 265) = 5,565 e p < 0,001. Não foi observado efeito de interação entre grupo e gênero, F(5, 265) = 0,436 e p = 0,823). Os testes univariados mostraram efeitos do grupo para os fatores de Extroversão F(1, 273) = 4, 045 p = 0,045, e Amabilidade, F(1, 273) = 14,270 p < 0,001. Os efeitos de gênero foram identificados para os fatores Abertura, F(1, 273) = 9,324 p = 0,002 e Amabilidade, F(1, 273) = 9,748 p = 0,002. Já a idade mostrou efeito sobre Abertura, F(1, 273) = 13,381 p < 0,001 B = 0,009, Extroversão, F(1, 273) =12,244 p = 0,001 B = 0,008 e Neuroticismo, F(1, 273) = 4,586 p = 0,033 B = -0,005.) Os resultados mostraram que o perfil socioemocional desses profissionais apresenta traços mais significativos de Extroversão. Discute-se também os traços de Abertura e de Amabilidade.
Titre en anglais
Listening beyond words: an analysis of the socioemotional profile of volunteer intersectorial teams in a program based on active listening for young people
Mots-clés en anglais
Big five personality theory
Mental health
OCEAN
Soft skills
Voluntary implementation
Resumé en anglais
Already alarming in Brazil, mental health problems intensified after the Covid-19 pandemic. Young people are more vulnerable in this context as they are in the process of biopsychosocial development. A program based on active listening and implemented by intersectoral health, education and social assistance teams has been addressing this problem. In this study, we used the theoretical references of the Big Five Personality and the Theory of Change, we observed the first qualification meeting of these teams in person in the municipality of Sobral (CE) and we applied a questionnaire to analyze the socio-emotional profile of these professionals who volunteer to participate in such a program. The professionals are from the areas of health, education and social assistance of the public service in the states of Ceará, Maranhão and São Paulo: target group. The creator of the program plus 3 initial implementers participated to structure the theory of change diagram, in all, we obtained 274 responses to the form that was sent online via Google Forms, including the Big Five Inventory and a socio-demographic questionnaire, with 126 responses from the target group and 148 from the control group, and also, using the ad libitum method, we observed 39 professionals during the first qualification meeting, these being from the municipalities of Timon (MA) and Sobral (CE). The observation records underwent content analysis by Bardin (2011), these being the final categories: evolving qualification team (1), interest and openness to participating in the program (2), high engagement and interaction of participants (3), sharing of experiences and identification of purpose in the program (4), inspiring qualification concepts and practices (5). The form data were subjected to statistical analysis, including: descriptive statistics, ANOVA, MANOVA (the results indicated multivariate group effects: F(5, 265) = 3.890 and p = 0.002; gender, F(5, 265) = 4.916 and p < 0.001; and age, F(5, 265) = 5.565 and p < 0.001. No interaction effect was observed between group and gender, F(5, 265) = 0.436 and p = 0.823) and univariate tests (group effects for factors of Extroversion F(1, 273) = 4.045 p = 0.045, and Agreeableness, F(1, 273) = 14.270 p < 0.001. Gender effects were identified for the factors Openness, F(1, 273) = 9.324 p = 0.002 and Kindness, F(1, 273) = 9.748 p = 0.002. Age showed an effect on Openness, F(1, 273) = 13.381 p < 0.001 B = 0.009, Extroversion, F(1, 273) = 12.244 p = 0.001 B = 0.008 and Neuroticism, F(1, 273) = 4.586 p = 0.033 B = -0.005.) The results showed that the socio-emotional profile of these professionals presents more significant traits of Extraversion. The Openness and Kindness traits are also discussed.
 
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Date de Publication
2023-08-22
 
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