• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-05092023-165235
Document
Auteur
Nom complet
Luis Gustavo Marques Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Zapata, Juan Fernando Zapata (Président)
Barbosa, Pricila da Silva
Silva, Jeanny Meiry Sombra
Vargas, Rosana Retsos Signorelli
Titre en portugais
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Mots-clés en portugais
Aprendizagem matemática
Metodologias ativas
Prática transformada
Projetos integrados
Resumé en portugais
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socio-educacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar Custo de Vida, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos.
Titre en anglais
Reflections and Practices for a Transformative Education: Reports of Mathematics Teaching Experiences through Active Learning.
Mots-clés en anglais
Active methodologies
Integrated projects
Math learning
Transformed practice
Resumé en anglais
Reflections and Practices for a Transformative Education, joining a huge academic debate about the need for change in education, comes to question, raise, reflect, and describe educational experiences, especially on math teaching in middle school. Aiming to develop an autonomy of personalized math learning and provide a critical view of the students considering the inter-relation between school and society, this work talks about the process of elaboration, application and analysis of activities using active methods in different models of teaching. Hence, this work brings a critical and theoretical analysis about the applications of these methods, considering the social and educational differences in Brazil. In addition, it provides lesson plans and projects that involve active methodologies on learning math that can be adapted for a diversity of contexts. In this dissertation, the project Cost of Living is a highlight, chosen as main analysis material, being its purpose to produce a family plan based on specific variables. Through the analysis of content and qualitative research, it could be noticed how collaboration projects and teacher mediation impact on proposal development, autonomy, and students learning. Finally, it appears that learning with integrated projects favors a resignification of what is being worked on and proposed and provides a transformed practice for students
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.