• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-05092023-165235
Documento
Autor
Nome completo
Luis Gustavo Marques Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Zapata, Juan Fernando Zapata (Presidente)
Barbosa, Pricila da Silva
Silva, Jeanny Meiry Sombra
Vargas, Rosana Retsos Signorelli
Título em português
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Palavras-chave em português
Aprendizagem matemática
Metodologias ativas
Prática transformada
Projetos integrados
Resumo em português
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socio-educacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar Custo de Vida, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos.
Título em inglês
Reflections and Practices for a Transformative Education: Reports of Mathematics Teaching Experiences through Active Learning.
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Integrated projects
Math learning
Transformed practice
Resumo em inglês
Reflections and Practices for a Transformative Education, joining a huge academic debate about the need for change in education, comes to question, raise, reflect, and describe educational experiences, especially on math teaching in middle school. Aiming to develop an autonomy of personalized math learning and provide a critical view of the students considering the inter-relation between school and society, this work talks about the process of elaboration, application and analysis of activities using active methods in different models of teaching. Hence, this work brings a critical and theoretical analysis about the applications of these methods, considering the social and educational differences in Brazil. In addition, it provides lesson plans and projects that involve active methodologies on learning math that can be adapted for a diversity of contexts. In this dissertation, the project Cost of Living is a highlight, chosen as main analysis material, being its purpose to produce a family plan based on specific variables. Through the analysis of content and qualitative research, it could be noticed how collaboration projects and teacher mediation impact on proposal development, autonomy, and students learning. Finally, it appears that learning with integrated projects favors a resignification of what is being worked on and proposed and provides a transformed practice for students
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.