• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-05042023-151209
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Elizandro Correa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Dias, Ires (Presidente)
Barbosa, Grazielle Feliciani
Bonotto, Everaldo de Mello
Nascimento, Érica Regina Filletti
Título em português
Aplicações de congruência, possibilidades para o ensino de Matemática no Ensino Fudamental II
Palavras-chave em português
: Divisibilidade
Aritmética modular
Dígitos verificadores, Calendário.
Teoria dos números
Resumo em português
Apesar de o estudo de congruências estar voltado ao Ensino Superior, nosso objetivo neste trabalho é defender que é possível articular a Teoria dos Números com a prática de professores da Educação Básica, mais especificamente, nos anos finais do Ensino Fundamental II. O trabalho aborda a fundamentação teórica dos números, divisibilidade, congruências e apresentamos aplicações em sistemas de identificação com seus dígitos verificadores, código de barras, CPF, ISBN-13 e calendário. Por fim, são apresentadas possibilidades de atividades a serem aplicadas sobre os conceitos mencionados, com problemas relacionados ao cotidiano do aluno.
Título em inglês
Applications of congruence, possibilities for teaching Mathematics in Elementary School II
Palavras-chave em inglês
Calendar.
Check digits
Divisibility
Modular arithmetic
Number theory
Resumo em inglês
Although the study of congruences is focused on Higher Education, our objective in this work is to defend that it is possible to articulate the Theory of Numbers with the practice of Basic Education teachers, more specifically, in the final years of Elementary School II. The work addresses the theoretical foundation of numbers, divisibility, congruences and we present applications in identification systems with their verification digits, bar code, CPF, ISBN-13 and calendar. Finally, possibilities of activities to be applied on the mentioned concepts are presented, with problems related to the students daily life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.