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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-26082020-164043
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Henrique Carvalho Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Isotani, Seiji (Presidente)
Brandao, Leonidas de Oliveira
Ferrari, Fabiano Cutigi
Ueyama, Jo
Título en inglés
The impact of tinkering and planning behaviors on learning introductory programming concepts
Palabras clave en inglés
Clustering
Computer science
Computer science in education
Data mining
Problem solving
Tinkering
Resumen en inglés
Computer programming skills are becoming essential across different fields and disciplines, and as integrating part of computer science basic formation curriculum, these skills are considered problem-solving activities. Problem-solving is an internal cognitive process of a high order that searches for a solution for a problem or a path to a given goal. As an internal process, problemsolving strategies cannot be observed directly and must be inferred. That necessity led several researchers to identify and classify those strategies based on students behaviors. Among those researches, the classification between tinkerers and planners proposed by Turkle and Papert was used in this work. In this classification, planners are students who present a structured, top-down strategy to solve problems, which is commonly reinforced in computer science environments. On the other hand, tinkerers employ an alternative, less structured, bottom-up problem-solving strategy that uses the systems feedback to achieve their goals. To Investigate the students tinkerer and planner behaviors in online environments and its impact on the students grades performance, firstly an educational data mining approach using clustering was employed to identify the students behaviors and the features related to tinkering, followed by an assessment of the students grades and the time that they required to finish the assignments. As a result, four behaviors were identified related to Turkle and Papert classification. Statistical tests showed that students that employed a higher amount of tinkering presented a better performance in final tests and required more time to finish their online assignments. These results indicate that tinkering is a valid problem-solving strategy with potential that worth being explored by educators.
Título en portugués
Impacto de comportamentos tinkering e planejador no aprendizado de conceitos introdutórios de programação
Palabras clave en portugués
Agrupamento
Ciência da computação
Informática na educação
Mineração de dados
Resolução de problemas
Tinkering
Resumen en portugués
As habilidades de programação estão se tornando cada vez mais essenciais nas mais diferentes áreas de atuação e disciplinas. Como parte integrante do currículo de formação básica em ciência da computação, essas habilidades são consideradas atividades de solução de problemas. A solução de problemas é um processo cognitivo interno de alta ordem que procura uma solução para um problema ou um caminho para um determinado objetivo. Como um processo interno, as estratégias de solução de problemas não podem ser observadas diretamente e, portanto, devem ser inferidas. Essa necessidade levou vários pesquisadores a identificar e classificar essas estratégias com base no comportamento dos alunos. Entre essas pesquisas, a classificação entre exploradores e planejadores, do inglês tinkerers e planners, proposta por Turkle e Papert foi utilizada neste trabalho. Nessa classificação, os planejadores são estudantes que apresentam uma estratégia estruturada, top-down, para resolver problemas, que é geralmente vista em ambientes de ciência da computação. Por outro lado, os eploradores empregam uma estratégia alternativa, menos estruturada e de bottom-up, que usa as informações apresentadas pelo sistemas para atingir seus objetivos. De modo a investigar os comportamentos de planejadores e tinkerer em ambientes online e seu impacto na performance das notas dos estudantes, primeiro foi empregada uma abordagem de mineração de dados educacionais usando agrupamento para identificar os comportamentos dos alunos e os recursos relacionados ao tinkering, em seguida, foi realizada uma avaliação das notas dos alunos e o tempo que estes necessitaram para concluir as atividades online. Como resultado, foram identificados quatro comportamentos relacionados à classificação de Turkle e Papert. A análise estatística dos dados relacionados à estes comportamentos mostraram que os alunos que empregavam uma quantidade maior de tinkering, apresentaram também desempenho superior nos testes finais, além de precisarem de mais tempo para concluir suas atividades on-line. Esses resultados indicam que tinkering é uma estratégia válida de solução de problemas com potencial deve explorado pelos educadores.
 
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Fecha de Publicación
2020-08-26
 
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