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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-04122023-122941
Documento
Autor
Nome completo
Aurélio Ferreira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Azevedo, Mario Luiz Neves de
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
Neves, Paulo Sérgio da Costa
Oliveira, João Ferreira de
Título em português
Estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC: disposições, práticas e visões do posicionamento mais ou menos privilegiado no espaço social
Palavras-chave em português
Bacharelado Interdisciplinar
Capital Cultural
Diploma
Educação Superior
Trajetória
Resumo em português
Analisamos as disposições, práticas e visões de estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional brasileiro, destacando o modo de aquisição e uso do diploma desse tipo de curso e universidade na orientação da trajetória acadêmica e profissional. Consideramos, em nível macro, a política de expansão e reestruturação direcionada às universidades federais a partir de 2003, na qual destacamos as ocorrências do Bacharelado Interdisciplinar, da Universidade Federal do ABC e de estudantes egressos desse tipo de curso e, em nível micro, os aspectos da origem social de quatro estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. No período recente da educação superior no Brasil foi intensificado o processo de diversificação e diferenciação no espaço formado pelas universidades federais como resposta às supostas: a) crise dessas instituições (ditas com formações inadequadas às demandas da sociedade capitalista atual); b) democratização dessas instituições (ditas voltadas às elites); e c) transformação das condições sociais, econômicas e culturais de membros das camadas populares (ditas como ascensão social). Neste contexto, especificamente a Universidade Federal do ABC e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades são os tipos de universidade e curso que, supostamente, apresentariam as soluções adequadas à problemática e, por extensão, seus estudantes egressos encarnariam os efeitos desse ideário. Além do êxito no acesso, permanência e conclusão do curso na universidade, são os possuidores de um diploma creditado da formação generalista, interdisciplinar e flexível, isto é, credenciais requeridas para o modo de produção capitalista atual. Para abordar esses fenômenos utilizamos o aporte teórico e metodológico da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, sobretudo os esquemas analíticos de campo e capital. Dessa forma, apreendemos os agentes sociais a universidade e o estudante egresso pertencentes à determinada posição social mais ou menos privilegiada que se utilizam de estratégias de reprodução social, sendo atuante o capital cultural institucionalizado o diploma. Precisamente, a questão norteadora da pesquisa diz respeito a quais são as estratégias e sua relação com o diploma na orientação da trajetória acadêmica e profissional para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional. Considerando o modo predominante, classificamos a pesquisa como um estudo de caso, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, na qual utilizamos das técnicas de entrevista semiestruturada, precedida de questionário e de procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado principal apontamos que o diploma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC, enquanto capital cultural institucionalizado, embora seja uma aquisição valorizada pelos quatro estudantes egressos participantes da pesquisa, é pouco utilizado na orientação da trajetória acadêmica e profissional para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional.
Título em inglês
Alumni of the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Sciences and Humanities from the Federal University of ABC: dispositions, practices, and views on more or less privileged positioning in the social space
Palavras-chave em inglês
Cultural Capital
Diploma
Higher Education
Interdisciplinary Bachelor's Degree
Trajectory
Resumo em inglês
We analyzed the provisions, practices, and perspectives of graduates from the Interdisciplinary Bachelor's in Sciences and Humanities at the Federal University of ABC regarding their more or less privileged positioning in the Brazilian academic and professional fields. We emphasized the acquisition and use of the diploma from this type of course and university in guiding academic and professional trajectories. At the macro level, we considered the expansion and restructuring policy directed at federal universities since 2003, highlighting occurrences related to the Interdisciplinary Bachelor's program at the Federal University of ABC and the graduates of this type of course. At the micro level, we examined aspects of the social background of four graduates from the Interdisciplinary Bachelor's in Sciences and Humanities at the Federal University of ABC. In the recent period of higher education in Brazil, there has been an intensified process of diversification and differentiation within the space formed by federal universities. This is seen as a response to the supposed: a) crisis of these institutions (considered to have "inadequate formations" for the demands of current capitalist society); b) democratization of these institutions (seen as previously oriented toward the "elites"); and c) transformation of the social, economic, and cultural conditions of members of the popular classes (considered as "social ascent"). In this context, specifically, the Federal University of ABC and the Interdisciplinary Bachelor's in Sciences and Humanities are the types of university and course that supposedly present adequate solutions to these issues, and, by extension, their graduates embody the effects of this ideology. Beyond success in accessing, staying, and completing the course at the university, they possess a diploma accredited for a generalist, interdisciplinary, and flexible educationcredentials required for the current capitalist mode of production. To address these phenomena, we used the theoretical and methodological framework of Pierre Bourdieu's Theory of the Social World, especially the analytical schemes of field and capital. Thus, we apprehended the social agentsthe university and the graduatebelonging to a more or less privileged social position, using strategies of social reproduction, with institutionalized cultural capital being the active elementthe diploma. Specifically, the guiding question of the research concerns the strategies and their relationship with the diploma in guiding academic and professional trajectories for more or less privileged positioning in the academic and professional fields. Considering the predominant mode, we classified the research as a case study, exploratory in nature, and qualitative in approach. We used semi-structured interview techniques, preceded by a questionnaire, and procedures for bibliographic and documentary research. The main result indicates that the diploma from the Interdisciplinary Bachelor's in Sciences and Humanities at the Federal University of ABC, as institutionalized cultural capital, while valued by the four participating graduates in the research, is minimally utilized in guiding academic and professional trajectories for more or less privileged positioning in the academic and professional fields.
 
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Data de Publicação
2023-12-05
 
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