Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-26042023-121618
Documento
Autor
Nombre completo
Kely Cristina Bueno
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Galembeck, Eduardo
Scarpa, Daniela Lopes
Silva, Juarez Bento da
Souza, Luciana Sedano de
Título en portugués
Possibilidades e desafios da implementação do laboratório remoto sobre a água da represa Billings
Palabras clave en portugués
Ensino de Ciências por investigação
Formação continuada de professores
Laboratório de Ciências
Laboratório remoto
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
A inserção da tecnologia na sociedade e na educação possibilitou mudanças no modo como os professores e os estudantes desenvolvem as atividades durante as aulas. No campo das possibilidades, o laboratório remoto surge como um recurso inovador, promissor e complementar, auxiliando os professores no desenvolvimento de propostas voltadas ao ensino de Ciências da Natureza. O objetivo desta pesquisa é compreender as possibilidades e desafios do processo de implementação do laboratório remoto sobre a água da represa Billings e a perspectiva de aceitação e utilização desta ferramenta tecnológica como fase do ciclo investigativo por um grupo de professoras da Educação Básica pertencentes à rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo. As metodologias utilizadas foram: o Design Science Research (DSR), a pesquisa colaborativa e o estudo de caso. Foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta dos dados, como: grupo focal, registro de observação, fotográfico e audiovisual e formulários. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Entre os desafios apontados durante a implementação do laboratório remoto temos: a adequação de um espaço adequado para criação, a conectividade, a falta da certificação da imagem e de profissionais qualificados para configuração, instalação e manutenção do laboratório remoto. Foram apontados como aspectos positivos a utilização do laboratório remoto, a possibilidade de estudar algo ao vivo, o trabalho com um tema real, a vivência de experiências à distância, as aulas mais interativas, instigantes e que condizem com a realidade das crianças. Entre os aspectos negativos podemos considerar a pouca divulgação da sua existência, o desafio da apropriação e utilização do laboratório remoto associado às atividades pautadas no ciclo investigativo, a carência de recursos tecnológicos e acesso à internet nas salas de aula da escola. De acordo com os professores pesquisados, o laboratório remoto é uma ferramenta que pode auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, ao utilizar o laboratório remoto sobre a água da represa Billings, contatou-se que a ferramenta viabiliza o acompanhamento de experimento na área da Biologia, auxilia o ensino remoto, requer aproximação com a realidade do aluno e, a projeção das imagens despertarem a atenção de outros professores e alunos da escola. Ao refletir sobre o experimento, a professora constatou que estes podem gerar registro escrito e mudança de atitude dos alunos e as atividades investigativas, possibilitam a adequação ao conteúdo do trimestre, o engajamento das professoras e dos alunos e possibilitam o planejamento e aplicação de novos ciclos investigativos.
Título en inglés
Possibilities and challenges of implementing a remote laboratory on water from the Billings dam
Palabras clave en inglés
Continuing teacher education
Educational technology
Remote laboratory
Science lab
Science teaching by investigation
Resumen en inglés
The insertion of technology in society and education has enabled changes in the way teachers and students carry out activities during classes. In the field of possibilities, the remote laboratory emerges as an innovative, promising and complementary resource, helping teachers in the development of proposals aimed at teaching Natural Sciences. The objective of this research is to understand the possibilities and challenges of the implementation process of the remote laboratory on the water of the Billings dam and the perspective of acceptance and use of this technological tool as a phase of the investigative cycle by a group of Basic Education teachers belonging to the municipal network of teaching in São Bernardo do Campo. The methodologies used were: Design Science Research (DSR), collaborative research and case study. Different instruments were used for data collection, such as: focus group, observation, photographic and audiovisual record and forms. Data analysis was performed through content analysis. Among the challenges pointed out during the implementation of the remote laboratory, we have: the adequacy of an adequate space for creation, connectivity, lack of image certification and qualified professionals for configuration, installation and maintenance of the remote laboratory. As positive aspects, the use of the remote laboratory, the possibility of studying something live, working with a real theme, living experiences at a distance, classes that are more interactive, thought-provoking and consistent with the reality of children, were pointed out as positive aspects. Among the negative aspects we can consider the little disclosure of its existence, the challenge of appropriating and using the remote laboratory associated with activities based on the investigative cycle, the lack of technological resources and internet access in the school classrooms. According to the teachers surveyed, the remote laboratory is a tool that can help students in the teaching and learning process. In this way, when using the remote laboratory on water from the Billings dam, it was found that the tool enables the monitoring of experiments in the field of Biology, helps remote teaching, requires approximation with the student's reality and, the projection of images awakens the attention of other teachers and students at the school. When reflecting on the experiment, the teacher found that they can generate a written record and change the attitude of the students and the investigative activities, make it possible to adapt to the content of the quarter, the engagement of teachers and students and enable the planning and application of new investigative cycles.
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Fecha de Publicación
2023-04-26