• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-24012023-104121
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Moretti Ferrari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Milani, Raquel (Presidente)
Bertini, Luciane de Fátima
Passos, Carmen Lucia Brancaglion
Título em português
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
Palavras-chave em português
Ideias fundamentais
Interdisciplinaridade
Língua materna e matemática
Narrativa em matemática
Resumo em português
No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.
Título em inglês
The construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school.
Palavras-chave em inglês
Fundamental ideas
Interdisciplinarity
Mother tongue and mathematics
Narrative in mathematics
Resumo em inglês
In teaching aimed at the early years of elementary school, mathematics tends to be further away from interdisciplinary proposals, being more directed to calculations and less to creation, debate, discussion and reflection. This work proposed in a municipal school in São Paulo, which has an unconventional pedagogical project, based on work with study themes and groups of students, without the organization of classrooms, a practice of teaching mathematics linked to the Portuguese language, through the textual genres of the Portuguese language and fundamental ideas of mathematics, traced within a fictional narrative, with the participation of students during their development throughout an academic year. Thus, this research sought to understand and analyze, from a methodological experience of action research, the students' perception of the work of teaching mathematics with this interdisciplinary character, within a narrative created for this purpose. The fictional narrative created, having the proposals for students' work with mathematics linked to it, resulted in a greater engagement of students with mathematics, expanding their perceptions regarding the topics of study pertaining to mathematics and a more active participation in classes, considering that during the application of this research most of the classes were conducted virtually due to the COVID-19 pandemic
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.