Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-11122019-161446
Documento
Autor
Nombre completo
George Ewerton Santos de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Brolezzi, Antonio Carlos
Vidigal, Sonia Maria Pereira
Título en portugués
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
Palabras clave en portugués
Ciência
Conhecimento científico
Cultura
Escola
Fragmentação do conhecimento
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber.
Título en inglés
Science and culture: the challenges and possibilities of (re) approximation between different modes of knowledge
Palabras clave en inglés
Culture
Fragmentation of knowledge
School
Science
Scientific knowledge
Resumen en inglés
The purpose of this research was to carry out an analytical study about the universes of science and culture in the search for answers regarding the apparent rupture between the two concepts a fact that has contributed to a clear separation between scientific knowledge and other modes of knowledge. We also sought to analyze some of the impacts resulting from such detachment for example excessive fragmentation of knowledge - as well as investigating ways to promote a (re)union between diferente types of knowledge, emphasizing what can be done at school as a strategic place for the desired articulation of knowledge. For this the work was organized in three stages: characterization of the problem of the distance between Scientific Knowledge and the other forms of knowledge, discussion about the main reasons for this rupture and its effects on society and school and research on what has been done in the sense of promoting greater articulation between the different areas of knowledge.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-23