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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-01042024-113318
Document
Auteur
Nom complet
Vania Borges Bernal
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Président)
Bocchi, Luna Abrano
Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Muramatsu, Mikiya
Pataca, Ermelinda Moutinho
Titre en portugais
O estágio no Parque Zoobotânico Orquidário de Santos: possibilidades formativas em educação ambiental a futuros professores de biologia
Mots-clés en portugais
Educação ambiental
Educação não formal
Ensino de ciências
Estágio
Formação de professores
Resumé en portugais
Diante da problemática ambiental na atualidade, estudos consideram a necessidade de se fortalecerem os processos formativos em educação ambiental (EA) nas escolas da educação básica. Assim, a pesquisa investigou o potencial formativo de um estágio voltado para a educação ambiental realizado na Unidade de Educação Ambiental (UEA), do Parque Zoobotânico Orquidário de Santos. O estágio foi analisado à luz da Teoria Histórico-cultural, considerando a abordagem dialética de Vigotski para o entendimento do fenômeno em seu processo. Foram também trazidas outras referências teóricas que se relacionavam ao fenômeno investigado: a educação ambiental, a educação não formal e a formação docente. A observação participante foi a técnica indicada para o estudo, pois permitiu a presença da pesquisadora no acompanhando dos estagiários durante o processo vivido. Gravações de áudio e vídeo, entrevistas, registros fotográficos e caderno de campo foram usados como instrumentos para a obtenção das narrativas e registro de momentos importantes ocorridos durante o estágio. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas que fazem estágio como bolsistas (remunerados) de um programa da Prefeitura de Santos (SP), durante o período de um a dois anos, orientados /supervisionados pela gestora da Unidade de Educação Ambiental. A análise revelou que o estágio possibilitou aprendizagens tanto das temáticas ambientais, quanto dos conteúdos científicos das Ciências Naturais, além de aprendizagens docentes para a prática pedagógica futura. Percebemos o potencial desse estágio para o desenvolvimento dos participantes, pois a interação com esse espaço de educação não formal favoreceu a autonomia, a criatividade e a reflexão crítica. Permitiu que os estudantes vivenciassem atividades similares às de docência já que frequentemente promoviam monitorias junto as crianças do Parque. Potencializou a produção de conhecimentos de diferentes maneiras, possibilitou a aproximação com as formas de fazer pesquisa e dos modos de fazer ciência. Esses resultados indicam que a realização de um estágio nos moldes do realizado na UEA-Orquidário pode se constituir uma importante estratégia para a formação dos estudantes das licenciaturas para o desenvolvimento da EA com seus futuros alunos da educação básica.
Titre en anglais
The internship at the Zoo botanical Park Orquidário de Santos: training possibilities in environmental education to future biology teachers
Mots-clés en anglais
Environmental education
Internship
Non-formal education
Science teaching
Teacher education
Resumé en anglais
In the face of current environmental problems studies consider the necessity of becoming stronger in environmental education in schools of Basic Education. Therefore research investigated the formative potential of a training toward the environmental education performed at the Environmental Education Unit of the Zoo botanical Park Orquidário de Santos. The training was analyzed in the light of Cultural-Historical Theory, considering the dialectical approach of Vigotski for the understanding of the phenomenon in its process. Other theory references were brought that related the investigated phenomenon: environmental education, non-formal education and teacher training. The participant observation was the indicated technique for the study, for it permitted the presence of the researcher following the trainee during the process. Audio and video recordings, interviews, photographic registers and field notebooks were used as instruments for obtaining the narratives and the important moments that happened during the training. The research subjects are the students of the degree course in biological science that are trainees as scholarship students from a program of the city hall of Santos, SP, during the period of one to two years, oriented and supervised by the manager of the Environmental Education Unit. The analysis revealed that the training enabled learning not only environmental themes as well as scientific content of the natural sciences, besides the learning of future teachers. We see the potential of this stage for the development of participants. Students became more autonomous and allowed critical reflection. It enhanced the production of knowledge in different ways, bringing students closer to ways of doing research and ways of doing science. These results indicate that the realization of a training in the models realized at the UEA - Orquidário can consist in an important strategy for the graduation of the degree students for the development of the environmental education with their future students of basic education.
 
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Date de Publication
2024-04-03
 
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