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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-28062021-193534
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Antônio Callegari Coppi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Rogério de (Presidente)
Beccari, Marcos Namba
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Carvalho, André Martins Vilar de
Giacoia Junior, Oswaldo
Título em português
Uma pedagogia menor: reflexões sobre o acaso, a incerteza e o gesto de desmobilizar em Educação
Palavras-chave em português
Acaso
Desmobilizar
Educação
Incerteza
Montaigne
Nietzsche
Rosset
Resumo em português
O que me motiva nesta tese é investigar o que pode uma Educação que não tenha a Verdade como horizonte maior. Para tanto, procurei, em primeiro lugar, apresentar um panorama do quanto, em alguns textos clássicos da Pedagogia, a Verdade surge como palavra de ordem e objetivo máximo da formação e, exatamente por isso, acaba funcionando, quando tomada como absoluta, como parâmetro para o controle da circulação textual e opinativa. Em oposição a essa adesão àquilo que remete à certeza e à unicidade, recorri, a seguir, a três autores alinhados à Filosofia Trágica: Michel de Montaigne, Friedrich Nietzsche e Clément Rosset. Ao fazê-lo, tinha o intuito de analisar o que um pensamento dissociado daquilo que Nietzsche chama de Vontade de Verdade poderia trazer de relevante para as reflexões pedagógicas. A cada um destes autores, dediquei um capítulo específico neste texto. Do estudo de algumas passagens de Montaigne e de Nietzsche, emergiu uma compreensão mais adequada a respeito de como o abandono de uma verdade única abre o interesse pela multiplicidade interpretativa, a qual, por sua vez, instaura a incerteza como condição existencial, e não mais como estágio rumo a uma certeza qualquer. No pensamento de Rosset, além da noção de acaso, busquei também o conceito de desmobilização, a ele atribuído à Filosofia, mas que, nesta tese, parece-me fundamental, à luz da incerteza e do acaso, para elaborar gestos possíveis à Educação. A essa Educação, por fim, que leva a sério o acaso, a incerteza e que se propõe à desmobilização, e que, portanto, nada mais sugere do que uma modesta adesão à potência do presente, do aqui e do agora, dei o nome de Pedagogia Menor.
Título em inglês
A minor pedagogy: thoughts about chance, uncertainty and demobilization on Education
Palavras-chave em inglês
Chance
Demobilizer
Education
Montaigne
Nietzsche
Rosset
Uncertainty
Resumo em inglês
What drives me in this thesis is investigating what an Education which does not have Truth as its bigger horizon can do. In order to accomplish that, I sought, in the first place, to present an overview of how much, in some of the classic texts of Pedagogy, Truth comes up as watchword and main objective of formation, which is why it ends up working, when taken as absolute, as a parameter for the control of the opinionated and textual circulation. In opposition to this adherence to what refers to certainty and uniqueness, I resorted, thereafter, to three authors aligned to the Tragic Philosophy: Michel de Montaigne, Friedrich Nietzsche and Clément Rosset. By doing so, I intended to analyse what a thought that is disassociated from what Nietzsche calls Will to truth could add to pedagogical reflections. To each one of these authors I have dedicated a specific chapter in this text. From the study of some excerpts by Montaigne and Nietzsche, a more adequate understanding emerged as to how the abandonment of a single truth raises interest in the interpretative multiplicity, which, in turn, establishes uncertainty as an existential condition, and no longer as a stage towards any certainty. In Rossets thought, besides the notion of chance, I also sought the concept of demobilization, attributed to Philosophy by him. In this thesis, such concept seems to me as fundamental, in the light of uncertainty and chance, to elaborate possible gestures to Education. Hence, to this Education which takes chance and uncertainty seriously and is open to demobilization and, that, therefore, does not suggest anything beyond a modest adhesion to the potence of the present, of here and now, I gave the name of Minor Pedagogy.
 
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Data de Publicação
2021-06-30
 
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