• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-17072023-133812
Document
Auteur
Nom complet
Eleni Jesus de Souza Nobre
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Costa, Ana Luiza Jesus da (Président)
Luz, Itacir Marques da
Rosa, André Luís
Salvadori, Maria Angela Borges
Ugaya, Andresa de Souza
Titre en portugais
Nas rodas de dona Selma do coco: o potencial educativo da tradição, da resistência e do legado
Mots-clés en portugais
Ancestralidade
Cocos
Cultura popular
Educação
Legado
Luta de classes
Oralidade
Religiosidade
Resistência
Resumé en portugais
Considerando a cultura popular como repertório de saberes relevantes, partimos do Coco de Roda, mais propriamente do universo artístico de D. Selma do Coco, pernambucana reconhecida como a Rainha do Coco naquela região e defensora da cultura popular nordestina, para pensarmos suas relações com o trabalho de tapioqueira como expressão de sua própria cultura, a resistência em ser juremeira, a tradição em cantar e dançar cocos de roda. Apoiados na etnografia e em referenciais voltados à história social, em andanças por suas territorialidades em 2019 e 2022, tivemos a clareza de que somos incapazes de compreender uma tradição e a ancestralidade do legado, se daquela comunidade não fazemos parte, porque nos entres da cultura popular há muito mais do que simples conceituações de manifestação e patrimônio cultural que soa muito bem aos turistas. Foram encontros que nos possibilitaram atravessar o território dos cocos de roda olindenses e a traçar percursos outros quanto às raízes da tradição, para além das já grafadas em livros de folcloristas, replicadas quase que em totalidade em trabalhos acadêmicos, o que homogeneízaas formas com as quais os sujeitos se relacionam com a cultura popular em seus espaços sociais e culturais. Ao nos dedicarmos a entrecruzar as vivências de D. Selma, percebemos quão dificultosa é a compreensão do lugar do popular na sociedade brasileira, pelos olhares abarrotados de discriminações,marginalizações, estereotipias, senso comum dentre tantas outras. Foi fundamental mergulhar em contextos históricos de sua territorialidade, porque uma coisa justifica a outra, e a cultura popular entrelaça em um próprio território lutas, resistências, religiosidades, festejos, comunialidade, ensinagens de terreiro com as quais depreendemos que a tradição, o legado e a oralidade atravessam tempos cronológicos, a cultura popular é absolutamente dinâmica e mestrepopular é sujeito localizado em seu tempo e local, guardião de conhecimento espiralar que se mantém, se reelabora e se transmuta, sendo presença e pertença do outro e vice versa.
Titre en anglais
In the circles of Ms. Selma do coco: the educationalpotential of tradition, resistance and legacy
Mots-clés en anglais
Ancestry
Brazilian Popular Culture
Class conflict
Cocos
Education
Legacy
Orality
Religiosity
Resistance
Resumé en anglais
Considering Brazilian popular culture as a repertoire of relevant knowledge, our starting point was the Coco de Roda, more specifically the artistic universe of Ms. Selma do Coco, from the state of Pernambuco, recognized in that region as the Queen of Coco, a defender of the Northeastern popular culture, which lead us to think about her labor relations as a tapioqueira to be an expression of her own culture, the resistance in being a juremeira, the tradition in singing and dancing coco de roda. Supported by ethnography, by references to social history, and by our own travels through their territories in 2019 and 2022, it became clear that it is not feaseable to understand the tradition and the ancestry of the legacy to those that are not part of that comunity, because in the "entrances" of popular culture there is much more than simple conceptualizations of "manifestation and cultural heritage" that sound so good to tourists. These were encounters that allowed us to cross the territory of the cocos de roda from Olinda and to trace other paths regarding the roots of tradition, beyond those already written in booksby folklorists, replicated almost in their entirety in academic works, which homogenize the forms with which the subjects relate to popular culture in their social and cultural spaces. By dedicating ourselves to cross-referencing the experiences of Ms. Selma, we realized how difficult it is to understand the place of the popular culture in the Brazilian society, because of the glances full of discrimination, marginalization, stereotypes, common sense, among many other prejudices. It was fundamental to dive into the historical contexts of her territoriality, because one thing justifies the other, and popular culture intertwines in its own territory struggles, resistance, religiosity, festivities, sense of community. The popular culture is absolutely dynamic, and a Popular Master is a subject located in his own time and place, a guardian of spiral knowledge that is maintained, re-elaborated, and transmuted, being presence and belonging to the other, and vice versa.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-10-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.