• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-08122022-155231
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Ulhano Patutti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Presidente)
Dinucci, Aldo Lopes
Ferreira, Paulo Fernando Tadeu
Título en portugués
A educação da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis
Palabras clave en portugués
Atenção
Educação da atenção
Epicteto
Estoicismo
Filosofia Grega
Resumen en portugués
O presente trabalho investiga a educação (paideía) da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis. A principal característica formativa de seu ensinamento é a educação da vontade, por meio do treinamento dos três tópicos da capacidade de escolha (proaíresis), segundo o Teorema Ontológico. Entretanto, parece haver outra característica importante: o desenvolvimento da atenção. Embora a palavra prosokhé seja rara nas Diatribes e no Enquirídio de Epicteto, o seu significado parece estar presente nas passagens nas quais Epicteto incita os seus alunos a prepararem-se para o enfrentamento das representações (phantasíai). Nesses casos, ele discorre sobre ter à mão (prókheiron) os princípios filosóficos e a regra de vida, para não se assentir às representações sem antes examiná-las, isto é, sobre a prontidão (prokheirótes) necessária para julgá-las conforme a verdade. No capítulo Sobre a atenção (Perì prosokhês), Epicteto afirma explicitamente que o pior dos hábitos é o de não prestar atenção e, em seguida, o de diferir a atenção. Segundo ele, se não se relaxa a atenção é possível tender constantemente ao não cometimento de erros, logo, infere-se que as expressões utilizadas para indicar prontidão, como ter à mão e lembra-te! (mémneso), pressupõem uma atitude de atenção. O treinamento e o cultivo da atenção são tão importantes quanto os da proaíresis, pois a atividade desta não pode ser realizada distraidamente, sob o risco de não se utilizar a razão para operá-la. Assim, a atenção parece ser condição necessária para o bom uso das representações e para o aprendizado da arte do viver. Investigar-se-á o que é a atenção, pois parece haver no ensinamento de Epicteto uma educação e um cultivo da atenção tão fundamentais quanto o aprendizado do uso da capacidade de escolha segundo a Natureza.
Título en inglés
The education of attention in the teaching of Epictetus of Hierapolis
Palabras clave en inglés
Attention
Education of attention
Epictetus
Greek Philosophy
Stoicism
Resumen en inglés
The present work investigates the education (paideía) of attention in the teaching of Epictetus of Hierapolis. The main formative characteristic of his teaching is the education of the will, through the training of the three topics of the ability to choose (proaíresis), according to the Ontological Theorem. However, there seems to be another important feature: the development of attention. Although the word prosokhé is rare in Epictetus' Diatribes and Enchiridion, its meaning seems to be present in the passages in which Epictetus urges his students to prepare themselves to face representations (phantasíai). In these cases, he talks about having at hand (prokheirón) the philosophical principles and the rule of life, so as not to assent to representations without first examining them, that is, about the readiness (prokheirótes) necessary to judge them according to the truth. In the chapter On Attention (Perì prosokhês), Epictetus explicitly states that the worst habit is not paying attention and then deferring attention. According to him, if attention is not relaxed, it is possible to constantly tend to not make mistakes, so it is inferred that the expressions used to indicate readiness, such as have it at hand and remember! (mémneso), presuppose an attitude of attention. The training and cultivation of attention are as important as those of proaíresis, as the activity of the latter cannot be performed absently, at the risk of not using reason to operate it. Thus, attention seems to be a necessary condition for the good use of representations and for learning the art of living. We will investigate what attention is, as there seems to be in Epictetus' teaching an education and a cultivation of attention as fundamental as learning to use the ability to choose according to Nature.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.