• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-11122019-171029
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Vicente França
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Moraes, Dislane Zerbinatti (Presidente)
Barbosa, Alexandre de Freitas
Silva, Silvio Pereira da
Título en portugués
Juventude e universidade em "As meninas", de Lygia Fagundes Telles
Palabras clave en portugués
História da educação
História da universidade e da juventude
Literatura
Lygia Fagundes Telles
Resumen en portugués
Este trabalho de História da Educação apresenta uma interpretação acerca da universidade e da juventude no final dos anos 1960 a partir da leitura do romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Orienta-se pela ideia de que, ao ficcionalizar três estudantes universitárias em plena Ditadura Militar, a autora forneceu pistas para a discussão sobre os projetos de formação em curso no período. Para tanto, entendeu-se a literatura como objeto revelador de tensões existentes na sociedade (CHARTIER, SEVCENKO), e a linguagem como material histórico para a discussão (BAKHTIN, VOLÓCHINOV). Isso se deu pois a análise das tensões discursivas produzidas pelo romance apontou elementos constituintes das disputas estabelecidas no período, em particular a partir da caracterização e das trajetórias narrativas de cada uma das personagens. Lorena, Lia e Ana Clara, as protagonistas deste romance caleidoscópico e polifônico, são representantes de um projeto de juventude que enxergava na universidade papel central para a ascensão social (CUNHA), ao mesmo tempo em que questionavam o próprio ordenamento universitário ao se constituírem como elementos estranhos a este meio: mulheres que desafiavam os papeis pré-estabelecidos para si ao ocuparem espaços até então majoritariamente masculinos. Concomitantemente, mobilizavam táticas (CERTEAU) que lhes permitiam produzir suas próprias trajetórias, interagindo com os discursos circulantes. Desta forma, essa análise nos permitiu enxergar os elementos do debate ideológico de então, tendo a universidade sido interpretada como local de possibilidades e de disputas no período estudado.
Título en inglés
Youth and university in Lygia Fagundes Telless As meninas
Palabras clave en inglés
History of education
History of the university and the youth
Literature
Lygia Fagundes Telles
Resumen en inglés
This study in History of Education introduces an interpretation about the university and the youth during the late 1960's through the reading of the Lygia Fagundes Telles's novel As Meninas. It is oriented by the notion that by turning into fiction three female universitary students under Brazilian Military Dictatorship the author provided clues to the debate about the formation projects in course that time. Therefore, literature was understood as an object capable of revealing the socialy existing tensions (CHARTIER, SEVCENKO), and language was taken as historical material to the discussion (BAKHTIN, VOLÓCHINOV). The analysis made through reading the discoursive tension produced by the novel indicated components of the existing disputes back then, particularly by the characterization and narrative arc of the characters. Lorena, Lia and Ana Clara, the main characters of the kaleidoscopic and polifonic novel, represent a youth project that took the university as a central path to upward mobility (CUNHA), at the same time that questioned the universitary organization itself by being strange elements to this kind of space: they were women that challenged their pre-defined roles by occupying the at that time male-designed places. Simultaneously they would mobilize tactics (CERTEAU) that allowed them to produce their own journeys interacting with the existing discourses. This analysis thus allowed us to glimpse the elements of the ideological debate at that time, by interpreting the university as a place of possibilities and disputes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.