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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-165329
Documento
Autor
Nome completo
Lilian dos Santos Silva Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Presidente)
Damião, Silvia Matravolgyi
Marinelli, Vera Lucia
Piasecka-till, Aleksandra Marcela
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título em português
Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave em português
Crenças
Ensino de idiomas
Linguística aplicada
Resumo em português
Neste trabalho, investigamos quais são as principais crenças de alunos do ensino tecnológico superior da Universidade Federal do Paraná, matriculados nos cursos de Comunicação Institucional e Secretariado, a respeito do processo de ensino/aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol em seus respectivos cursos. Para caracterizar o conceito de crenças dentro do contexto de aprendizagem de línguas, recorremos ao arcabouço teórico dado pela Linguística Aplicada, além de tratarmos de relacioná-lo com as contribuições oriundas da Sociologia e da Psicologia da Educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa, norteamo-nos pelas seguintes perguntas: 1) quais as crenças desses estudantes com respeito ao ensino/aprendizagem de idiomas?; 2) existem crenças diferentes para línguas diferentes?; 3) existe relação entre as crenças dos estudantes e sua motivação para o estudo? Se existe, como se caracteriza esse vínculo?; 4) quais as implicações práticas das crenças para o ensino/aprendizagem de idiomas no caso estudado? Os dados levantados revelam que as crenças dos discentes reafirmam a eficácia de algumas atividades já previstas dentro de teorias consolidadas para o ensino de línguas, e que a execução dessas atividades influencia diretamente no grau de motivação para o estudo. Os dados também revelam que o estudo concomitante do inglês e espanhol parece interferir positivamente no que se refere ao desenvolvimento de um maior repertório de estratégias de aprendizagem de idiomas. As ações empreendidas durante esta pesquisa mostraram a relevância de se possibilitar condições para que o aprendiz de línguas (re)construa suas crenças e pense criticamente a respeito do seu próprio papel, bem como o papel do seu professor, nesse processo de ensino/aprendizagem da língua-alvo.
Título em inglês
Students beliefs on additional language learning: a case study in Federal University of Paraná
Palavras-chave em inglês
Applied linguistics
Beliefs
Language teaching
Resumo em inglês
In this work we investigate the main beliefs of students of higher technological teaching at the Federal University of Paraná, enrolled in the courses of Institutional Communication and Secretariat, regarding the teaching and learning process of the English and Spanish languages in their respective courses. In order to characterize the concept of beliefs within the context of language learning, we refer to the theoretical framework given by Applied Linguistics, in addition to trying to relate it to contributions from Sociology and Educational Psychology. For the development of this research, we are guided by the following questions: 1) what are these students' beliefs about teaching / learning languages ?; 2) Are there different beliefs for different languages ?; 3) Is there a relationship between students' beliefs and their motivation for the study? If so, how is this bond characterized? 4) What are the practical implications of beliefs for teaching / learning languages in the case studied? The data show that the beliefs of the students reaffirm the effectiveness of some activities already predicted within consolidated theories for language teaching, and that the execution of these activities directly influence the degree of motivation for the study. The data also reveal that the concomitant study of English and Spanish seems to interfere positively in the development of a larger repertoire of language learning strategies. The actions undertaken during this research showed the relevance of enabling the language learner (re) to construct his / her beliefs and to think critically about his / her own role, as well as the role of his / her teacher in this teaching / learning process. target language.
 
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Data de Publicação
2020-01-30
 
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