• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-19042023-111329
Documento
Autor
Nombre completo
Rogerio Akira Furucho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Costa, Marcelo Fernandes da (Presidente)
Capovilla, Fernando Cesar
Paula, Fraulein Vidigal de
Souza, Givago da Silva
Zachi, Elaine Cristina
Título en portugués
Desenvolvimento e validação de um sistema de testes computadorizados para avaliação de habilidades do senso de números
Palabras clave en portugués
Avaliação computadorizada
Estimativa da linha de números
Estimativa de numerosidade
Senso de números
Subitização
Resumen en portugués
Os indivíduos adquirem, processam, armazenam e usam as informações quantitativas para compreender o mundo, orientar seu comportamento, tomar decisões e resolver problemas. O desenvolvimento das habilidades numéricas na infância é precursor do aprendizado e desempenho matemático. Desse modo, a avaliação das habilidades do senso de números em crianças no início da escolarização permite o diagnóstico precoce de potenciais dificuldades na aprendizagem no futuro. Tarefas de subitização, estimativa de numerosidade e estimativa da linha de números são comumente utilizadas para avaliar o padrão de desenvolvimento da representação, processamento e compreensão de magnitudes. Apesar da crescente importância da avaliação da aprendizagem na educação e a expansão dos nativos e imigrantes digitais demandem testes computadorizados que possam ser usadas para avaliar essas habilidades primárias, instrumentos informatizados validados são raros nos ambientes educacionais. Esse trabalho descreve o desenvolvimento e a validação de um sistema de testes computadorizados projetado para apoiar a investigação sistemática e quantitativa das habilidades do senso de números e oferecer uma melhor experiência de estudo e de avaliação educacional a pesquisadores e educadores. Um módulo gerencial responsável pelo cadastro e armazenamento de dados de alunos, turmas, escolas e parâmetros do experimento, geração automática dos termos de consentimento, assentimento e anuência e análise estatística de medidas com geração de tabelas e gráficos e três testes informatizados de subitização, estimativa de quantidades e estimativa da reta numérica foram desenvolvidas com base nas necessidades e interesses de pesquisadores, professores, coordenadores sociopedagógicos e diretores escolares e na revisão dos requisitos dessas tarefas na literatura existente. Trinta e quatro universitários responderam esses testes nos modos em papel e no computador. Com base nos resultados, os instrumentos digitais construídos nesta pesquisa mostraram-se comparáveis às avaliações tradicionais em papel, mas experimentos adicionais com outras faixas etárias e escolares tornam-se necessários para que o sistema possa ser utilizado na triagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir para o preenchimento de uma lacuna importante através da disponibilização de uma ferramenta para pesquisadores e educadores interessados em avaliar a aprendizagem em matemática e o padrão de desenvolvimento de habilidades numéricas
Título en inglés
Development and validation of a computerized testing system to assess number sense skills
Palabras clave en inglés
Computerized assessment
Number line estimation
Number sense
Numerosity estimation
Subitizing
Resumen en inglés
People acquire, process, store and use numerical information to understand the world, guide their behavior, make decisions, and solve problems. The development of numerical skills in childhood is a precursor to mathematical learning and performance. Thus, the assessment of number sense skills in children at the beginning of schooling allows the early diagnosis of potential learning difficulties in the future. Subitizing, numerosity estimation, and number line estimation tasks are commonly used to assess the pattern of development in representing, processing, and understanding magnitudes. Although the growing importance of assessment of learning in education and the expansion of digital natives and immigrants demand computerized tests that can be used to assess these primary skills, validated computerized instruments are rare in educational settings. This paper describes the development and validation of a computerized testing system designed to support the systematic and quantitative investigation of number sense skills and provide a better study experience and educational assessment for researchers and educators. A management module responsible for registering and storing data on students, classes, schools and experiment settings, automatic generation of terms of consent, assent and assent and statistical analysis of measures with generation of tables and graphs and three computerized tests of subitizing, numerosity estimation and number line estimation were developed based on the needs and interests of researchers, teachers, socio-pedagogical coordinators and school managers and on the review of the requirements of these tasks in the existing literature. Thirty-four college students completed these tests in paper and computer modes. Based on the results, it was found that the digital instruments built in this research are comparable to traditional paper assessments. However, additional experiments will be necessary to provide a tool to screen students with learning difficulties in other grades. This work aims to fill a significant gap by providing a tool for researchers and educators interested in assessing mathematics learning and the pattern of numerical skill development
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
furucho_corrigida.pdf (5.29 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.