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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-20062022-145817
Document
Auteur
Nom complet
Luciana Aparecida Beliomini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ribeiro, Marcelo Afonso (Président)
Freitas, Maria Nivalda de Carvalho
Silva, Fabiano Fonseca da
Titre en portugais
As experiências e os sentidos do trabalhar para pessoas com deficiência visual ? um estudo sob a perspectiva da Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT)
Mots-clés en portugais
Deficiente visual
Desenvolvimento profissional
Trabalho
Vulnerabilidade, Orientação vocacional
Resumé en portugais
A presente pesquisa teve por objetivos conhecer e compreender as experiências e os sentidos do trabalhar para pessoas com deficiência visual (PCDV). Partindo da base epistemológica do construcionismo social, considerando a centralidade do trabalho na vida de uma pessoa e sob a perspectiva da Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT), o estudo, qualitativo, ouviu, por meio de entrevista semiestruturada, quatro pessoas com mais de cinco anos de atuação no mercado de trabalho sobre suas experiências de trabalhar. Buscou-se saber como essas pessoas ingressaram no mundo do trabalho, como narram suas experiências e quais perspectivas profissionais apresentam a partir de uma análise de conteúdo. As narrativas permitiram identificar os fatores sociais, educacionais e relacionais da inserção no trabalho e os sentidos do trabalhar. Por meio do modelo proposto pela TPT, o estudo contribuiu para compreender as experiências de trabalhar e identificar a compatibilidade do trabalho realizado pelas PCDV com o conceito de trabalho decente. Os resultados apontaram que dificuldades de acessibilidade, baixa oferta de oportunidades de trabalho, fornecimento precário de recursos de tecnologia assistiva, questões atitudinais e de gerenciamento de pessoal dificultam o acesso ao trabalho decente, indicando que nem todos/as participantes exercem um trabalho decente. Propõe-se que outros trabalhos sejam realizados para que sejam ampliadas as discussões. Para isso, sugere-se que sejam incorporadas pessoas com outras deficiências e que se estendam os estudos para regiões/cidades além dos grandes centros urbanos. As contribuições deste estudo podem auxiliar em proposições de políticas públicas e educacionais e contribuir para que pesquisadores/as e orientadores/as profissionais e de carreira possam refletir, em suas práticas de trabalhar, sobre as questões relacionais e contextuais que envolvem a escolha e o desenvolvimento profissional e no trabalho de PCD
Titre en anglais
The experiences and meanings of working for visually disabled people - A study from the perspective of the Psychology of Working Theory (PWT)
Mots-clés en anglais
Labour
Professional development
Visually disabled
Vocational guidance
Vulnerability
Resumé en anglais
This research aimed to know and understand the experiences and meanings of working for people with visual impairment (PWVI). Based on the epistemological basis of social constructionism, considering the centrality of work in a person's life and from the perspective of the Psychology of Working Theory (PWT), the qualitative study heard, through semistructured interviews, four people with more than five years in the labor market about their experiences of working. We sought to find out how these people started in the world of work, how they narrate their experiences, and what professional perspectives they present, based on a content analysis. The narratives made it possible to identify the social, educational, and relational factors of the insertion into work and the meanings of working. Through the model proposed by PWT, the study contributed to understanding the experiences of working and identifying the compatibility of the work done by PWVI with the concept of decent work. The results pointed out that accessibility difficulties, low offer of job opportunities, precarious supply of assistive technology resources, attitudinal and personnel management issues hinder the access to decent work, indicating that not all participants have a decent job. It is proposed that other studies be carried out to broaden the discussions. For this, it is suggested that people with other disabilities be incorporated and that the studies be extended to regions/cities beyond the large urban centers. The contributions of this study may help in proposing public and educational policies and contribute to researchers and professional and career counselors to reflect, in their working practices, on the relational and contextual issues that involve the choice and professional development and work of PWD
 
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Date de Publication
2022-06-20
 
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