• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2021.tde-12072021-184006
Documento
Autor
Nombre completo
Nathália de Souza Machado dos Reis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Silva, Luis Guilherme Galeão da (Presidente)
Brambilla, Beatriz Borges
Faustino, Deivison Mendes
Título en portugués
Efeitos psicossociais do racismo e promoção de saúde: Cenas em escola de ensino médio em São Paulo
Palabras clave en portugués
Adolescentes
Ensino Médio
Psicossocial
Racismo
Saúde Mental
Resumen en portugués
Essa dissertação tem como objetivo compreender os efeitos psicossociais do racismo a partir de cenas em escola pública de Ensino Médio em São Paulo. Trata-se de uma Pesquisa Ação Participante, qualitativa. Os materiais de pesquisa utilizados foram os diários de campo da pesquisadora, enquanto elaboração escrita das vivências na escola, principalmente dos encontros com o grupo de Iniciação Científica para o Ensino Médio entre julho de 2019 e novembro de 2020, entre encontros presenciais e virtuais. Esta pesquisa foi atravessada pelo cenário de crise sócio-político-sanitária da SARS-Cov2/COVID-19 no Brasil, intensificando as desigualdades socioeconômicas e aumentando a vulnerabilidade ao adoecimento. As cenas foram utilizadas como unidades de análise e a interseccionalidade como categoria analítica. As discussões apontaram para a disputa e a coexistência entre processos de desumanização e processos de afirmação e enfrentamento, tanto de forma coletiva, a partir de mediações de educadores, como em relatos de experiências singulares, revelando uma dinâmica psicossocial. Nos resultados apareceram diferentes modos do racismo se expressar, como via internet e em forma de brincadeiras no cotidiano escolar. Durante a pesquisa foi possível apreender como os(as/es) estudantes compreendiam os processos relacionados à saúde e construir conjuntamente reflexões e intervenções, expressando também a necessidade de maior integração entre serviços de saúde e escola
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Adolescents
High School
Mental Health
Psychosocial
Racism
Resumen en inglés
This dissertation aims to understand the psychosocial effects of racism from scenes in a public high school in São Paulo. It is a qualitative Participatory Action Research. The research materials used were the researcher's field diaries, as a written elaboration of the experiences at school, mainly of the meetings with the group of Scientific Initiation for High School between July 2019 and November 2020, between face-to-face and virtual meetings. The scenes were used as units of analysis and intersectionality as an analytical category. The discussions pointed to the dispute and coexistence between processes of dehumanization and processes of affirmation and confrontation, both collectively through mediations by educators, and in reports of singular experiences, revealing a psychosocial dynamic. The results showed different expressions of racism, such as via the internet and in the form of jokes'' in school daily life. This research was affected by the SARS-Cov2 / COVID-19 socio-political-sanitary crisis scenario in Brazil, intensifying socioeconomic inequalities and increasing vulnerability to illness. During the research it was possible to learn how students understood health-related processes and to jointly build reflections and interventions, also expressing the need for greater integration between health services and schools
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
reis_corrigida.pdf (388.50 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.