• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-01072020-180546
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Ricci dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Ribeiro, Marcelo Afonso (Président)
Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo
Silva, Lucy Leal Melo
Titre en portugais
Uma proposta de indicadores para avaliação dos resultados do processo de intervenção em orientação profissional e de carreira com adultos
Mots-clés en portugais
Adultos
Avaliação
Orientação vocacional
Orientação profissional
Orientação profissional e de carreira
Resumé en portugais
O campo da orientação profissional e de carreira (OPC) tem seu desenvolvimento associado à tarefa de responder a demandas-chaves do mundo do trabalho. Atualmente, opera suas teorias e práticas em um contexto pouco previsível, marcado pela descontinuidade de referências sociais, fragilização dos vínculos estáveis de emprego e pluralidade de modos de trabalhar. Tradicionalmente associada a estudantes do ensino médio, observa-se aumento na demanda de adultos por intervenções em OPC. Entendendo-se as práticas avaliativas como porta-vozes das contribuições e limites da OPC, esta pesquisa de delineamento qualitativo exploratório teve como objetivo construir uma proposta de indicadores para avaliação dos resultados de intervenções em OPC com adultos. Realizou-se a análise temática das narrativas de história de vida de trabalho obtidas em entrevista aberta com nove pessoas com idade entre 30 e 45 anos atendidas em um serviço de extensão universitária na cidade de São Paulo, SP. O resultado foi uma proposta de 14 indicadores, discutidos em contraste com medidas de resultados identificadas na literatura. Os indicadores apresentados sinalizam potenciais contribuições relacionadas à manutenção de uma trajetória profissional e às questões de escolhas e processos decisórios, em coerência com aspectos característicos do mundo do trabalho na contemporaneidade. Servem como ponto de partida para futuras investigações de resultados alcançados pelas intervenções, que, comunicados, podem contribuir para a consolidação da OPC no auxílio a adultos e ampliação do público atendido por estas práticas.
Titre en anglais
A results indicators proposal for evaluating career counseling interventions with adults
Mots-clés en anglais
Adults
Career counseling
Career guidance
Evaluation
Vocational guidance
Resumé en anglais
The career counseling field has its development associated with responses to key demands of the world of work. Currently, it operates its theories and practices in a less predictable context that lacks of continuity of social references and is marked by a weakening process of estable employment relationships and more plural ways of working. Traditionally associated with high school students, there is a growing demand by adults seeking for help through career interventions. Considering evaluation practices as an advocacy tool for contributions and limits of career counseling applications, this qualitative exploratory research aimed to build a results indicators proposal for assessing contributions of career counseling interventions with adults. A thematic analysis was undertaken grounded in the worklife narrative constructed during open interviews made with nine people from 35 to 40 years old that had completed a career counseling intervention in an extension service from a public university located in São Paulo, SP, Brazil. The result was a 14-indicator-proposal, discussed in contrast with academic literature findings on the process evaluation field. These indicators point to potential contributions related to career maintainability processes and decision making processes, consistent with contemporary world of work features. These results may function as a starting point for further research on career counseling interventions achievements that if communicated may contribute for establishing the practices for a broadened adult population, advancing the field.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
santos_original.pdf (2.35 Mbytes)
Date de Publication
2020-07-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.