• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-11122023-132135
Documento
Autor
Nome completo
Iara da Silva Freitas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Mélo, Márcia Helena da Silva (Presidente)
Gauy, Fabiana Vieira
Murta, Sheila Giardini
Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
Versuti, Fabiana Maris
Título em português
Desenvolvimento de uma intervenção para promoção de comportamentos pró-sociais e prevenção à violência escolar no contexto da educação infantil
Palavras-chave em português
Abordagem cognitivo-comportamental
Ciência da Prevenção
Comportamento pró-social
Desenvolvimento de intervenções
Violência escolar
Resumo em português
A violência escolar se refere a um fenômeno complexo, com determinantes múltiplos, que pode englobar violência física, psicológica, sexual, bullying e cyberbullying, ser perpetrada por pares, educadores e outros membros da comunidade escolar, bem como ocorrer nas dependências da instituição, em suas imediações, ou no ambiente on-line. Comportamentos pró-sociais abrangem ações voluntárias direcionadas a beneficiar outros indivíduos. Considerando-se a relevância de promover esses comportamentos em escolas desde a primeira infância, mostram-se necessários estudos para o desenvolvimento de intervenções que possam respaldar as práticas dos professores. A literatura aponta que a abordagem cognitivo-comportamental pode oferecer contribuições relevantes nessa direção. Com base no exposto, o presente estudo teve por objetivo geral descrever o processo de desenvolvimento de uma intervenção cognitivo-comportamental, do tipo universal, com foco no fortalecimento de habilidades de professores da educação infantil relacionadas à promoção de comportamentos pró-sociais e prevenção à violência escolar. A tese é composta por quatro estudos, sendo os de 1 a 3 apresentados em formato de artigo. O Estudo 1 consiste em uma revisão integrativa da literatura, que descreve intervenções baseadas em evidências, disponíveis na literatura nacional e internacional, voltadas à promoção de comportamentos pró-sociais no contexto escolar. Foram realizadas buscas em seis bases de dados, resultando na inclusão de 21 artigos. Dezenove pesquisas relataram efeitos positivos das intervenções na promoção de comportamentos pró-sociais e em outros desfechos avaliados. O Estudo 2 consiste em uma revisão integrativa, que descreve intervenções disponíveis na literatura, preventivas a comportamentos relacionados à violência escolar, do tipo universal, embasadas pela abordagem cognitivo-comportamental, direcionadas a crianças e/ou profissionais no contexto educacional, e seus resultados. Foram realizadas buscas em oito bases de dados, resultando na inclusão de 14 estudos. Treze pesquisas reportaram efeitos positivos na diminuição de comportamentos agressivos no contexto escolar e em outros desfechos avaliados, como melhora nos escores relacionados a comportamentos pró-sociais, regulação emocional, resolução de problemas e componentes acadêmicos. O Estudo 3 consiste em uma pesquisa descritiva e de fonte secundária, que abrange o processo de desenvolvimento da intervenção. Os resultados envolveram a construção de uma proposta de intervenção com dez encontros, a elaboração de protótipos de materiais a serem utilizados e a indicação por especialistas de elementos facilitadores e barreiras antevistos à adoção, implementação e sustentabilidade da intervenção na educação infantil. O Estudo 4 avaliou a viabilidade de construção conjunta da intervenção entre equipe da escola e equipe de pesquisa. Participaram quatro gestores de uma escola de educação infantil da rede pública, municipal, localizada na região sudeste do estado de São Paulo, os quais responderam a um questionário. Os resultados apontaram a indisponibilidade da escola em dar seguimento ao processo de co-construção da intervenção. Considera-se que os achados oferecem colaborações à agenda de pesquisa em prevenção à violência escolar, ao avanço da pesquisa relacionada à abordagem cognitivo-comportamental em escolas, e à divulgação científica de processos envolvidos no desenvolvimento de intervenções. Sugere-se que estudos futuros contemplem consulta a diferentes membros da comunidade escolar, testagem e refinamento de materiais, e avaliação piloto do programa.
Título em inglês
Development of an intervention to promote prosocial behavior and prevent school violence in the preschool context
Palavras-chave em inglês
Cognitive behavioral approach
Intervention development
Prevention Science
Prosocial behavior
School violence
Resumo em inglês
School violence is such a complex and multidetermined phenomenon, which may include physical, psychological, and sexual aggression, bullying, and cyberbullying, may be perpetrated by peers, educators, and other members of the school community, and might occur inside the school, in its surroundings, or online. Prosocial behaviors are defined as voluntary actions intended to benefit other individuals. Given the importance of promoting these behaviors in schools from early childhood, studies focused on developing interventions that may support teachers' practices are needed. Literature indicates that the cognitive-behavioral approach may offer relevant contributions in that direction. Based on the above, this study aimed at describing the development process of a universal cognitive-behavioral intervention focused on preschool teachers' skills training related to prosocial behavior promotion and school violence prevention. The thesis is composed of four studies, with the 1, 2, and 3 ones presented in the article format. Study 1 consists of an integrative review, which describes evidence-based interventions, available in the national and international literature, focused on promoting prosocial behavior in children and adolescents in the school context Searches were carried out in six databases, resulting in the inclusion of 21 articles. Nineteen studies reported positive effects of the interventions in promoting prosocial behaviors and other evaluated outcomes. Study 2 consists of an integrative review, which describes universal interventions for preventing school violence-related behaviors, available in the literature, based on the cognitive-behavioral approach, offered to children and/or professionals in the educational context, and their results. Searches were carried out in eight databases, resulting in the inclusion of 14 studies. Thirteen studies reported positive effects in the reduction of aggressive behavior in the school context and other evaluated outcomes, such as improvement in prosocial behavior, emotional regulation, problem-solving, and academic scores. Study 3 consists of descriptive research, including secondary sources, which describe the intervention development process. Results involved the construction of an intervention proposal with ten sessions, the elaboration of the interventions materials prototypes, and the indication by experts in the field of foreseen facilitating elements and barriers to the adoption, implementation, and sustainability of the intervention in the preschool context. Study 4 evaluated the feasibility of the intervention construction involving the school team and the research team. The study included a sample of four school managers from a public preschool located in the southeastern region of the state of São Paulo. Data were collected through a questionnaire. Results indicated the school's unavailability to continue the process of the intervention co-construction. Findings offer contributions to the school violence prevention research agenda, the advancement of the research related to the cognitive-behavioral approach in schools, and the scientific dissemination of processes involved in intervention development. Future studies should include different members of the school community consultation, testing and refinement of the interventions materials, and pilot evaluation of the program.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Liberação
2025-12-13
Data de Publicação
2023-12-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.