• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2021.tde-13092021-141140
Documento
Autor
Nombre completo
Fábio Nakamatu
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Alves, Irai Cristina Boccato (Presidente)
Castro, Paulo Francisco de
Furusawa, Ligia Mitsuko
Título en portugués
Implicações do simbolismo para as técnicas projetivas 
Palabras clave en portugués
Avaliação psicológica
Simbolismo
Testes psicológicos
Resumen en portugués
Apesar da ampla utilização dos testes projetivos, sua fundamentação teórica ainda não está satisfatoriamente consolidada. O presente estudo teve como objetivo: realizar uma discussão filosófica e epistemológica das técnicas projetivas; apresentar uma possível fundamentação por meio de uma teoria baseada no simbolismo; identificar elementos que pressupõe tal teoria, mas que não a explicitam devido à insuficiência conceitual; mostrar como a teoria pode ser articulada com os elementos encontrados; formular conceitos mais objetivos dos que os utilizados na literatura atualmente. Para isso, foi apresentada a teoria simbólica de Susanne K. Langer como possibilidade de fundamentação das técnicas projetivas. Como exemplo destas, foram selecionados o Teste de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), dos quais se realizou uma revisão de literatura, a fim de identificar elementos simbólicos em seus respectivos históricos, fundamentações teóricas, técnicas e interpretações. Finalmente, buscou-se uma articulação entre a teoria simbólica e os elementos encontrados. Os resultados mostram que a teoria de Susanne K. Langer é uma alternativa para a fundamentação filosófica das técnicas projetivas e que ela pode abrir caminho para realização de novos estudos na área
Título en inglés
Implications of symbolism for projective techniques
Palabras clave en inglés
Psychological assessment
Psychological tests
Symbolism
Resumen en inglés
Despite the widespread use of projective tests, their theoretical foundation is not well established yet. The present study aims at: promoting a philosophical and epistemological discussion about projective techniques; presenting a possible foundation by using a symbolism-based theory; identifying elements that imply such theory, but not make it explicit due to conceptual insufficiency; formulating more objective concepts than those currently in use in the literature. In order to achieve this, Susanne K. Langers symbolic theory was presented as a possible foundation of projective techniques. The Rorschach test and the Thematic Apperception Test (T.A.T.) were selected as examples and a revision of literature was made to identify symbolic elements in their respective histories, theoretical foundations, techniques and interpretations. Finally, an attempt was made to articulate the symbolic theory and the elements found. The results show that Susanne K. Langers symbolic theory is an alternative to the philosophical foundation of projective techniques and that it may open the way for new studies in the field
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
nakamatu_me.pdf (679.91 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-09-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.