• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-02092020-174908
Documento
Autor
Nombre completo
Dilian Martin Sandro de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Leme, Maria Isabel da Silva (Presidente)
Caetano, Luciana Maria
Guimarães, Danilo Silva
Sampaio, Patricia da Silva
Shimizu, Alessandra de Morais
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Título en portugués
Conflitos Interpessoais: um estudo com membros de culturas distintas
Palabras clave en portugués
Cultura indígena
Cultura quilombola
Psicologia cultural
tendências de resolução de conflitos
Resumen en portugués
Os conflitos interpessoais fazem parte das relações que estabelecemos com o mundo e a forma como são resolvidos define a qualidade dessa relação. Entendemos o ser humano como um ser biológico e ao mesmo tempo psicossocial, que necessita coordenar primordialmente três dimensões: o eu, o outro e a cultura na qual está inserido para lidar com os conflitos e chegar a uma decisão sobre como reagir. Nesse sentido, o presente estudo de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa, tem como objetivos identificar quais são as tendências de resolução de conflitos adotadas por crianças e adolescentes pertencentes a uma escola pública urbana, uma indígena e outra quilombola, do interior do estado de Mato Grosso e, verificar as possíveis diferenças entre essas culturas. Nossa amostra foi composta por 81 participantes, na faixa etária de dez a treze anos, distribuídos homogeneamente entre cada cultura. Para coleta de dados utilizamos a escala Childrens Action Tendency Scale (CATS). Para análise de dados, utilizamos a análise qualitativa, por meio de categorias de resolução de conflito já identificadas, buscando fazer um diálogo entre a perspectiva da Psicologia Cultural e da Psicologia Moral. Os resultados demonstraram que a estratégia submissa foi a que prevaleceu em todas as culturas pesquisadas, apesar das justificativas serem diferentes em cada cultura, afirmando o caráter social do ser humano
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Conflict resolution trends
Cultural psychology
Indigenous culture
Quilombola culture
Resumen en inglés
Interpersonal conflicts are part of the relationships we establish with the world and the way they are resolved defines the quality of that relationship. We understand the human being as a biological and, at the same time, psychosocial being, which needs to coordinate primarily three dimensions: the self, the other and the culture in which it is inserted to deal with conflicts and reach a decision on how to react. In this sense, the present exploratory study, with a qualitative and quantitative approach, aims to identify which are the conflict resolution trends adopted by children and adolescents belonging to an urban school, a native and a quilombola public school, from the Mato Grossos inland cities and check the possible differences between these cultures. Our sample consisted of 81 participants, aged 10 to 13, distributed homogeneously between each culture. For data collection, we used the Childrens Action Tendency Scale (CATS). For data analysis, we used qualitative analysis through conflict resolution categories already identified, seeking to make a dialogue between the perspective of Cultural Psychology and Moral Psychology. The results showed that the submissive strategy prevailed in all the researched cultures, despite the justifications being different in each of them, affirming the social character of the human being
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-09-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.