• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-16112023-230430
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Martins Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Souza, Vera Helena Giusti de (Presidente)
Fonseca, Rogério Ferreira da
Vieira, William
Título en portugués
Sequências e séries geométricas no Ensino Médio: uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski
Palabras clave en portugués
Aspectos algorítmicos
Aspectos formais
Aspectos intuitivos
Dobradura
Representações semióticas
Triângulo de Sierpinki
Resumen en portugués
Pesquisas mostram que o uso de vários sistemas de representação semiótica em sequências e séries, na Educação Básica, enriquece o aprendizado em Matemática, e que é preciso desenvolver aspectos intuitivos que favoreçam processos de generalização. Compreender, discriminar e saber usar diferentes registros não é espontâneo e precisa ser trabalhado pelo professor em sala de aula, de forma complementar ao livro didático. Como objetivos desta pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, tem-se: identificar se os participantes desenvolvem bons aspectos intuitivos; se inter-relacionam aspectos intuitivos, algorítmicos e formais; quais dificuldades nos processos de conversão e tratamento de diferentes registros de representação semiótica em sequências e séries geométricas e quais concepções de infinito podem ser identificadas nas respostas obtidas. Espera-se responder três questões: Uma abordagem de ensino baseada em vários registros de representação semiótica favorece a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais em sequências e séries geométricas?,Quais concepções de infinito emergem nas respostas dos participantes em sequências e séries geométricas? e Quais as dificuldades explicitadas pelos participantes nos processos de tratamento e conversão de sequências e séries geométricas?. Foram elaboradas duas propostas de ensino, baseadas no Triângulo de Sierpinski, e a primeira delas foi aplicada a sete estudantes de 2ª série do Ensino Médio brasileiro e a um grupo de 13 professores e licenciados, cuja análise consta neste texto. Como produto final esperado de um Mestrado Profissional, deixam-se as atividades propostas e reelaboradas, para uso do professor de Matemática da Educação Básica, com elementos que consideramos interessantes para o ensino de sequências e séries geométricas e também para um trabalho com concepções de infinito que aparecem no assunto.
Título en inglés
Geometric sequences and series in High School: an approach with the Sierpinski Triangle
Palabras clave en inglés
Algorithmic aspect
Formal aspect
Intuitive aspect
Paper folding
Semiotic representation
Sierpinski Triangle
Resumen en inglés
Research shows that using several systems of semiotic representation in sequences and series, in Basic Education, enriches Mathematics learning, and it is needed to develop intuitive aspects which allows generalization processes. Understanding, discriminating and knowing how to use different registers is not spontaneous and needs to be worked on by Mathematics teachers in classroom, in a complementary form to the textbook. For this reason, research theme of this Professional Master's Dissertation in Mathematics Teaching is to identify if the participants evolve good intuitive aspects and interrelate intuitive, algorithmic and formal aspects. Also, which difficulties they have in conversion and treatment processes of different semiotic representation registers used in geometric sequences and series and which conceptions of infinity may be identified in the answers given to the proposed activities. It is expected to answer three questions: Does a teaching approach based on several registers of semiotic representation favor the interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects in geometric sequences and series?, What conceptions of infinity emerge in participants' responses in sequences and geometric series? and What are the difficulties explained by the participants in the processes of processing and converting geometric sequences and series?. Three teaching proposals were elaborated, based on Sierpinski Triangle, and the first of them was applied to seven Brazilian High School students and to a group of 13 teachers and graduates, whose analysis is included in this text. As an expected final product of a Professional Master's Degree, the activities proposed, and redesigned, for using by Mathematics teachers in Basic Education is left, with elements that may be considered interesting for teaching geometric sequences and series and also for working with infinite conceptions that appear in the subject.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RODRIGO.pdf (5.25 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-01-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.