• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-16022024-153535
Document
Auteur
Nom complet
Vinicius Henrique Sbaiz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Druck, Iole de Freitas (Président)
Linardi, Patricia Rosana
Moellwald, Francisco Egger
Titre en portugais
Pensamento e linguagem algébricos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a produção de significados
Mots-clés en portugais
Aprendizagem significativa
Formação de professores que ensinam Matemática
Modelo dos Campos Semânticos
Pensamento e linguagem algébricos
Pré-álgebra
Resumé en portugais
Nesta dissertação é apresentada uma pesquisa qualitativa, realizada com um grupo de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), cujo objetivo principal foi a identificação dos significados matemáticos e didáticos por elas atribuídos a pensamento e linguagem algébricos. Com ela buscou-se também contribuir para o aprofundamento da compreensão das professoras sobre a natureza de tais habilidades cognitivas, e para a reflexão sobre suas próprias práticas em sala de aula. A metodologia da pesquisa desenvolvida foi fundamentada no Modelo dos Campos semânticos (MCS) de Romulo Campos Lins e consistiu na formação de um grupo de professoras interessadas na temática, como um espaço democrático de debates, com ampla participação das envolvidas. Foram realizados vinte (20) encontros online, nos quais: (1) refletiu-se sobre concepções de pensamento e linguagem algébricos; (2) analisou-se atividades didáticas descritas por estudiosos(as) da temática na Educação Matemática, bem como foram elaboradas questões para aplicação em sala de aulas das professoras; e (3) discutiu-se os elementos constituintes do MCS. Sobre a primeira temática foram estudadas as contribuições de Romulo Campos Lins, Joaquim Gimenez, James Kaput, Luis Radford, João Pedro da Ponte, Neusa Branco e Ana Matos. As atividades (2) abordaram reconhecimento de padrões e generalizações, propriedades das operações elementares e introdução à ideia de equação e ao uso de linguagem simbólica na resolução de problemas. Sobre o MCS (3), a metodologia de diálogo proposta pelo autor na relação professor(a)-aluno(a) no modelo chamada de uma interação autor-texto-leitor foi essencial à dinâmica adotada para os debates nos encontros do grupo participativo. Destacamos também os constructos de conhecimento, núcleo, justificação e enunciação, que embasaram, tanto a definição aqui adotada para aprendizagem significativa, como as análises realizadas no desenvolvimento da pesquisa. Ao longo dos encontros um mapa conceitual foi sendo construído, envolvendo quatro eixos de ideias e suas interconexões, a saber: pensamento algébrico; linguagem algébrica; dificuldades no ensino de álgebra; estratégias no ensino de álgebra. Este estudo, pertinente à Educação Matemática, se insere na área de Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática
Titre en anglais
Algebraic thinking and language in the early years of elementary education: an examination of the production of meanings
Mots-clés en anglais
Algebraic thinking and language
Early algebra
Education of first graders Mathematics' teachers
Meaningful learning
Semantic Fields Model
Resumé en anglais
In this dissertation a qualitative research study is presented, conducted with a group of the early elementary school educations teachers. The main objective of this research has been to identify the mathematical and didactical meanings attributed by these teachers to algebraic thinking and language. It also aimed to contribute to a deeper understanding of the teachers' perception of the nature of these cognitive abilities and to encourage reflection about their own classroom practices.The research methodology has been based on Romulo Campos Lins' Semantic Fields Model (MCS) and, as a democratic space for discussion, involved the formation of a group of teachers interested in the topic with active participation from all involved. Twenty (20) online meetings were held in which: (1) reflections were made about conceptions of algebraic thinking and language; (2) didactic activities described by scholars in the field of Mathematics Education were analyzed as well as questions were developed for use in the teachers' classrooms; and (3) the constituent elements of the MCS were discussed. Regarding the first theme, were studied contributions from Romulo Campos Lins, Joaquim Gimenez , James Kaput, Luis Radford, João Pedro da Ponte, Neusa Branco, and Ana Matos. The activities (2) addressed generalizations and pattern's recognition, properties of elementary operations, and an introduction to the concept of equations and to the use of symbolic language in problems-solving. Regarding the MCS (3), the dialogue methodology proposed by the author in the teacher-student relationship in the model called an author-text-reader interaction was essential to the dynamics adopted for discussions in the participatory group. We also highlighted the key constructs of knowledge, core, justification, and enunciation, both in defining 'meaningful learning' and in the analyses conducted in the research's development. Throughout the meetings, a conceptual map has been constructed, involving four axes idea's and their interconnections, namely: algebraic thinking; algebraic language; teaching algebra's difficulties; strategies in teaching algebra. This study, relevant to Mathematical Education, is part of the field of initial and continuing education of first graders Mathematics' teachers.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.