• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Ricardo de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Cerri, Cristina (Presidente)
Caputi, Armando
Costa, Nielce Meneguelo Lobo da
Título em português
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores
Palavras-chave em português
Conhecimento matemático para o ensino
Formação docente
Geometria hiperbólica
Geometria não-Euclidiana
Resumo em português
Considerando a relevância do estudo da Geometria Euclidiana para a formação do estudante da Educação Básica, explicita-se a importância do professor de Matemática aprofundar seus conhecimentos acerca de tal área. Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições do conhecimento de geometrias não-Euclidianas na compreensão da própria Geometria Euclidiana para os professores da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, proposta por Deborah L. Ball e colaboradores (Ball et al., 2008). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso envolvendo um grupo de professores do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (MPEM IME-USP) que cursaram a disciplina Geometria: um Enfoque Via Modelos (MPM5605) no segundo semestre de 2019. A partir desta investigação foi verificado que o conhecimento de geometrias não-Euclidianas possibilitou, para o grupo de professores estudado, a ampliação do conhecimento de Geometria Euclidiana , influenciando de maneira positiva na sua compreensão sobre geometria e sobre a própria Matemática. Também foi evidente o impacto de tais conhecimentos na prática profissional destes professores.
Título em inglês
Non-Euclidean geometries in teacher education
Palavras-chave em inglês
Hyperbolic geometry
Mathematical knowledge for teaching
Non-Euclidean geometry
Teacher education
Resumo em inglês
Considering the relevance of the study of Euclidean Geometry for the Basic Education student formation, it is explained the importance of the Mathematics teacher to deepen their knowledge about this area. This work presents an investigation of the contributions of the knowledge of non-Euclidean geometries to the understanding of Euclidean Geometry itself for Basic Education teachers. The theoretical foundation was based on the Theory of Mathematical Knowledge for Teaching, proposed by Deborah L. Ball and collaborators (Ball et al., 2008). The methodology used in this research was the Case Study involving a group of teachers from the Professional Master's Program in Mathematics Teaching at the Institute of Mathematics and Statistics of the University of São Paulo (MPEM - IME-USP) who attended the subject Geometry: an Approach Via Models (MPM5605) in the second semester of 2019. From this investigation, it was found that the knowledge of non-Euclidean geometries made it possible, for the teachers group studied, to expand their knowledge of Euclidean Geometry, positively influencing their understanding of geometry and mathematics itself. The impact of such knowledge on the professional practice of these teachers was also evident.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-03-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.