• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-08032024-102429
Document
Auteur
Nom complet
André Akinaga Benites
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Valério, Barbara Corominas (Président)
Grando, Regina Célia
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Titre en portugais
Jogos no ensino de matemática da Educação Básica: uma discussão sobre suas potencialidades
Mots-clés en portugais
Educação Básica
Jogos
Jogos e matemática acadêmica formal
Jogos e matemática escolar
Potencialidades do uso de jogos
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo a discussão das potencialidades do Jogo para a exploração da matemática escolar e acadêmica formal. Foi realizada uma pesquisa sobre a importância do Jogo por diversos pontos de vistas: biológico, psicológico, social, histórico e para o ensino de matemática; assim como foi elaborada e realizada uma oficina com profissionais da área de ensino de matemática para pôr em prática atividades baseadas em jogos e poder abrir uma discussão com seus participantes sobre quais potencialidades o jogo traz. Com a realização da pesquisa verificamos que o trabalho com jogos pode proporcionar uma dinâmica própria, que é estimulante e interativa, e que cria um espaço de atuação amplo, complexo e fértil.
Titre en anglais
Games in mathematical education in Middle School and High School: a discussion on their potentialities
Mots-clés en anglais
Games
Games and formal academic math
Games and High School math
Potentialities of the use of the game
Secondary education
Resumé en anglais
This work has the goal to discuss the potentialities of Games for the exploration in high school math and formal academic math. Research was done about the importance of Games in various points of view: biologic, psychologic, social, historical and for Math teaching; there was also a workshop that was elaborated and presented to education professionals to put the game activities into practice and to open the discussion with its participants about what potentialities games have. With our research we verified that working with games provides its own dynamic, which is stimulating and interactive, and creates a wide, complex and fertile space for action.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.