• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-08032024-102429
Documento
Autor
Nome completo
André Akinaga Benites
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Valério, Barbara Corominas (Presidente)
Grando, Regina Célia
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Título em português
Jogos no ensino de matemática da Educação Básica: uma discussão sobre suas potencialidades
Palavras-chave em português
Educação Básica
Jogos
Jogos e matemática acadêmica formal
Jogos e matemática escolar
Potencialidades do uso de jogos
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo a discussão das potencialidades do Jogo para a exploração da matemática escolar e acadêmica formal. Foi realizada uma pesquisa sobre a importância do Jogo por diversos pontos de vistas: biológico, psicológico, social, histórico e para o ensino de matemática; assim como foi elaborada e realizada uma oficina com profissionais da área de ensino de matemática para pôr em prática atividades baseadas em jogos e poder abrir uma discussão com seus participantes sobre quais potencialidades o jogo traz. Com a realização da pesquisa verificamos que o trabalho com jogos pode proporcionar uma dinâmica própria, que é estimulante e interativa, e que cria um espaço de atuação amplo, complexo e fértil.
Título em inglês
Games in mathematical education in Middle School and High School: a discussion on their potentialities
Palavras-chave em inglês
Games
Games and formal academic math
Games and High School math
Potentialities of the use of the game
Secondary education
Resumo em inglês
This work has the goal to discuss the potentialities of Games for the exploration in high school math and formal academic math. Research was done about the importance of Games in various points of view: biologic, psychologic, social, historical and for Math teaching; there was also a workshop that was elaborated and presented to education professionals to put the game activities into practice and to open the discussion with its participants about what potentialities games have. With our research we verified that working with games provides its own dynamic, which is stimulating and interactive, and creates a wide, complex and fertile space for action.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-04-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.