• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2021.tde-06012023-195933
Documento
Autor
Nome completo
Belmiro Galo da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Vargas, Edson (Presidente)
Iosevich, Alex
Mateos, Gonzalo
Mkrtchyan, Sevak
Robins, Sinai
Título em inglês
Volumes, areas and other Falconer-type problems
Palavras-chave em inglês
Falconer Conjecture
Falconer-type problems
Galo area type
Resumo em inglês
In this thesis, we investigate the Falconer-type problems about point configurations and in different dimensions. It is well-known the concept of the Hausdorff measure is a generalization of the Lebesgue measure and the Falconer distance problem aims to relate these two topics when it asks how large does the Hausdorff dimension of a compact set need to be to ensure the Lebesgue measure of the distance set. In the first moment, we consider a k-point configurations in Rd and we prove that a compact set E EUR Rd determines a positive measure of such volume types if the Hausdorff dimension of E is greater than d d1 2kd generalizing some results in this field. This portion of the work represents joint work with Dr. Alex McDonald. In the second moment, we study a Falconer-type problem on a 4-point configuration in the plane and we prove that a compact set E EUR R2 determines a positive measure of such Galo area types if the Hausdorff dimension of E is greater than 3 2 extending some results from A. McDonald in [22].
Título em português
Volumes, áreas e outros problemas do tipo-Falconer
Palavras-chave em português
Conjectura de Falconer
Problemas do tipo-Falconer
Tipo area de Galo
Resumo em português
Nessa tese, investigamos alguns problemas do tipo-Falconer sobre específicas configurações e em diferentes dimensões. O conceito de medida de Hausdorff é bem conhecido por todos pois se trata de uma generalização da medida de Lebesgue e o problema da distância de Falconer tem o objetivo de alinhar estes dois conceitos quando perguntado quão grande precisamos atribuir a dimensão de Hausdorff de um conjunto compacto a fim de que a medida de Lebesgue do conjunto de distancias seja positiva. No primeiro momento, consideramos uma configuração de k-pontos em $\mathbb^d$ e provamos que se um conjunto compacto $E\subset \mathbb^d$ então conseguimos determinar que o conjunto do tipo-volumes possui medida de Lebesgue positiva quando a dimensão de Hausdorff de E é maior do que $d-\frac$ generalizando assim alguns resultados existentes neste campo. Uma porção destes resultados representa um trabalho feito em parceria com Dr. Alex McDonald. No segundo momento, estudamos outros problemas do tipi-Falconer sendo uma configuração de 4 pontos no plano e provamos que um conjunto compacto $E\subset \mathbb^2$ determina que o conjuntos do tipo area de Galo possui medida de Lebesgue positiva se a dimensão de Hausdorff de $E$é maior do que $\frac$ extendendo alguns resultados de A. McDonald.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.