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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.44.2007.tde-18122007-145313
Documento
Autor
Nome completo
André Gianotti Stern
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Boggiani, Paulo Cesar (Presidente)
Macedo, Eduardo Soares de
Zuquette, Lazaro Valentin
 
Título em português
Parâmetros texturais de sedimentos para elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo - Cartas SAO
Palavras-chave em português
Carta de Sensibilidade Ambiental
Derramamento de óleo
Poluição em sedimentos
Textura sedimentar
Resumo em português
Derramamentos de petróleo geraram o aumento da atenção de órgãos governamentais e civis quanto a estudos e técnicas para minimizar os danos aos recursos ambientais e socioeconômicos causados por este tipo de acidente. O desenvolvimento de técnicas e os estudos relacionados à prevenção e resposta aos acidentes busca maior eficiência na resposta à contingência e à diminuição dos danos ambientais e socioeconômicos causados na área atingida. A Carta de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Carta SAO) é uma importante ferramenta para a diminuição de danos causados ao ambiente, para o planejamento ambiental na prevenção e na reposta a acidentes em locais de armazenamento e transporte de hidrocarbonetos, tais como dutos, ferrovias, rodovias, etc. Na Carta SAO, para áreas de exposição de sedimentos e rochas sedimentares, procura-se quantificar e qualificar uma determinada área que apresente vulnerabilidade e sensibilidade ao óleo, ou seja, estipular a área e as características intrínsecas do terreno que apresenta alguma probabilidade de ser atingido por óleo, considerando também atividades de resposta. As características dos sedimentos existentes em áreas vulneráveis permitem a determinação de sua sensibilidade, assim buscou-se estudar os parâmetros sedimentares mais influentes na determinação da sensibilidade ambiental do terreno, como a granulometria e seleção, os quais influenciam a porosidade e permeabilidade do terreno, e o cruzamento dessas informações com a declividade do terreno. A fim de testar a eficiência desses parâmetros, o estudo foi aplicado na Bacia do Ribeirão Tamanduá, na região de Cravinhos (SP), por ser interceptada pelo Duto OSBRA e a área de exposição dos arenitos da Formação Botucatu.
 
Título em inglês
Sediment Texture Parameters for Elaboration of Environmental Sensitivity Index Maps for Oil Spills. ESI maps
Palavras-chave em inglês
Environmental sSnsitivity Index Map
Oil spill
Pollution in sediments
Sedimentary fabric
Resumo em inglês
Oil spills have resulted in increased awareness among government and private agencies regarding studies and techniques to minimize damages caused by this type of accident to environmental and socio-economic resources. The development of techniques and the studies for prevention and response to accidents is intended to achieve greater effectiveness in dealing with this type of contingency and to decrease the environmental and socio-economic damage to the areas affected by oil spills. The Environmental Sensitivity Index Map for Oil Spills (ESI Map) is an important tool that helps to decrease the damage caused to the environment. It is also useful in planning prevention and responding to accidents in storage areas and in transporting hydrocarbons, in ducts, by rail, road, etc. The purpose of the ESI Map is to quantify and qualify certain areas of exposed sediments and sedimentary rocks that are vulnerable or present sensitivity to oil. In other words, stipulate the area and the intrinsic characteristics of the ground that may receive an oil spill, and considering the response actions. The characteristics of existing sediments in vulnerable areas allow the determination of the area's sensitivity. As a result, the study focused on the sedimentary parameters with greatest influence in determining the area's environmental sensitivity, such as granulometry and grain selection, which have an influence in the ground's porosity and permeability, and cross-referencing this information with the declivity of the ground. In order to test the efficiency of these parameters, the study was implemented in the Bacia do Ribeirão do Tamanduá, in the Cravinhos (SP) region, because it intercepts the OSBRA oil pipeline and an area with exposed sandstone from the Botucatu Formation.
 
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Data de Publicação
2008-02-13
 
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